Segundo mandato de Fátima começa com a expectativa de alinhamento entre governo estadual e federal
Natal, RN 28 de abr 2024

Segundo mandato de Fátima começa com a expectativa de alinhamento entre governo estadual e federal

2 de janeiro de 2023
5min
Segundo mandato de Fátima começa com a expectativa de alinhamento entre governo estadual e federal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Fátima Bezerra (PT) foi oficialmente empossada governadora do Rio Grande do Norte para o seu 2° mandato. A cerimônia de posse da governadora reeleita e de seu vice-governador, Walter Alves (MDB), aconteceu na manhã deste domingo, 1° de janeiro, na Assembleia Legislativa. Fátima foi recepcionada na entrada da Casa legislativa pela Banda da Polícia Militar, com a presença da Guarda de Honra dos Dragões da Independência.

A solenidade foi marcada pela expectativa da Governadora em fazer um segundo mandato promissor para o Rio Grande do Norte, que terá um inédito forte alinhamento com a presidência da república.

"Fico muito feliz em tomar posse como governadora no mesmo dia em que Lula será empossado presidente. Isso nos dá confiança de fazer um governo muito melhor que o primeiro. Muito trabalhamos nos últimos quatro anos, mas fatores históricos, hostilidade política e prioridades inadiáveis fizeram com que nosso esforço não fosse inteiramente premiado", disse Fátima.

“Nesses próximos anos vou dar o melhor de mim para a gente trabalhar cada vez mais e agora com Lula presidente, certamente vamos avançar no projeto de desenvolvimento do nosso estado”.

Fátima Bezerra, governadora reeleita do RN

Fátima foi reeleita governadora no primeiro turno nas eleições de 2022, com 58,31% dos votos válidos.

Em seu discurso de posse, a professora Fátima fez uma breve prestação de contas de seu primeiro mandato, destacando as dificuldades enfrentadas, principalmente em razão da dívida herdada da gestão anterior. A governadora firmou compromisso com o equilíbrio fiscal do estado e anunciou ainda a entrega de 12 Institutos Estaduais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia (IERNs), a criação da Secretaria Estadual de Cultura, a entrega da Barragem de Oiticica e a duplicação da BR-304.

A cerimônia de posse foi curta, em razão da ida da governadora para acompanhar a posse do presidente Lula. Ela externou a expectativa pelo momento junto ao presidente eleito. “Hoje acordei lembrando que fazem exatamente 20 anos que eu estava em Brasília, quando Lula tomou posse pela primeira vez e eu fui eleita também pela primeira vez como deputada federal. Como o tempo passa rápido”, relembrou a Governadora. Fátima seguiu para João Pessoa (PB), e em seguida para Brasília de carona com o governador reeleito da Paraíba, João Azevedo (PSB), no avião oficial do estado vizinho. Ela acompanhou ao lado de outros políticos potiguares a cerimônia de posse do presidente.

O novo vice-governador do estado do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), comemorou o novo papel no governo estadual:

É momento de emoção, de alegria, de satisfação dessa nova missão que o povo do Rio Grande do Norte nos incumbiu de, ao lado da nossa governadora Fátima, que a gente possa fazer, se Deus quiser, um grande governo em parceria com o Governo Federal. O que o povo potiguar pode esperar de mim é muito trabalho".

Walter Alves, vice-governador do RN

Fátima e Walter foram empossados pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB).

“Satisfação muito grande poder dar posse à governadora que se elege já no primeiro turno. Uma governadora de origem popular, que se emocionou aqui e emocionou a todos nós. Com uma bela carreira política, se reelege já no primeiro turno porque tem da população a confiança e a certeza de que o Estado está entregue em boas mãos. Tenho certeza de que agora, na parceria com o governo federal com o governo do Estado, teremos, sem dúvida nenhuma, um Rio Grande do Norte cada vez mais forte e cada vez melhor”, expressou o deputado.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias também esteve na cerimônia de posse da Governadora. Sobre a conciliação entre a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado, o prefeito diz que: “apesar de termos pensamentos divergentes, acredito que muitas vezes nós vamos convergir para tentar solucionar os problemas da população, que é o objetivo comum de todos nós que estamos à frente da prefeitura e do Governo do Estado”. Já sobre a sua relação com a presidência da república, Dias, que fez uma forte campanha pró-Bolsonaro na capital potiguar, diz que espera que o presidente Lula governe para todos.

“Por sua índole, Lula é um conciliador, que vem do movimento sindical. Ele sabe também que o nosso principal objetivo é o bem-estar da população. Nós vamos apresentar projetos sempre para tentar solucionar os anseios do povo de Natal e acredito que não haverá dificuldade pois, ele mesmo disse que vai governar para todos e não apenas para os que votaram nele”.

Álvaro Dias, prefeito de Natal

Também presente na cerimônia de posse, o deputado estadual reeleito, Francisco do PT, falou sobre a alta expectativa para os governos petistas no RN e no Brasil.

“Esse é um momento de muita alegria. Iniciando 2023 com a posse do segundo mandato da governadora reeleita Fátima Bezerra. Expectativas muito boas, até porque nós teremos uma conjunção de fatores mais favoráveis. Hoje também temos a posse do presidente Lula. Então estamos todos na expectativa de que viveremos um segundo governo bem melhor do que foi o primeiro em razão de todas as dificuldades que a governadora enfrentou para reorganizar o nosso Estado”, disse o deputado, que compõe em 2023 uma bancada petista na ALRN, junto das deputadas Isolda Dantas e Divaneide Basílio.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.