Com mulheres e juventude no poder, PT chega aos 43 anos fortalecido no RN e celebra com samba
Natal, RN 19 de abr 2024

Com mulheres e juventude no poder, PT chega aos 43 anos fortalecido no RN e celebra com samba

9 de fevereiro de 2023
4min
Com mulheres e juventude no poder, PT chega aos 43 anos fortalecido no RN e celebra com samba

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O PT comemora nesta sexta-feira (10) 43 anos de existência. Desde a fundação em 1980, o partido colecionou vitórias, insucessos, chegou três vezes à presidência da República, reelegeu a governadora do Rio Grande do Norte e se consolidou como o maior partido de esquerda da América Latina.

O manifesto de fundação foi lançado no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo. A sigla nasceu aglutinando estudantes, trabalhadores, sindicalistas, intelectuais e opositores da ditadura militar. No texto do manifesto, uma defesa das “grandes maiorias”, o povo pobre:

“A grande maioria de nossa população trabalhadora, das cidades e dos campos, tem sido sempre relegada à condição de brasileiros de segunda classe. Agora, as vozes do povo começam a se fazer ouvir por meio de suas lutas. As grandes maiorias que constroem a riqueza da Nação querem falar por si próprias. Não esperam mais que a conquista de seus interesses econômicos, sociais e políticos venha das elites dominantes. Organizam-se elas mesmas, para que a situação social e política seja a ferramenta da construção de uma sociedade que responda aos interesses dos trabalhadores e dos demais setores explorados pelo capitalismo”, aponta o documento.

Hoje, no Rio Grande do Norte, além da própria governadora, a sigla possui três deputados federais (Isolda Dantas, Francisco do PT e Divaneide Basílio) e dois deputados federais (Natália Bonavides e Fernando Mineiro). Na capital, a sigla é representada na Câmara por Brisa Bracchi e Daniel Valença; em Mossoró, segunda maior cidade do Estado, a vereadora é Marleide Cunha.

Vice-presidente do PT-RN, Valença é professor de Direito da Ufersa e atualmente se dedica aos trabalhos na Câmara de Natal. As mais de quatro décadas do partido, para ele, representam uma luta contra as classes dominantes.

“Praticamente não há, não só no Brasil, mas na América Latina, partidos com essa longevidade e menos ainda um partido que tenha sido organizado por trabalhadores, que seja um instrumento de trabalhadores e que desde a década de 1980 é quem consegue rivalizar, disputar os rumos do país contra as burguesias, contra as classes proprietárias”, defende. 

“Então é um partido que por mais de 40 anos faz com que a classe trabalhadora brasileira tenha uma voz, uma altivez na luta política nacional. Não é pouca coisa. É algo realmente extraordinário na história da luta dos trabalhadores ao longo desses 200 anos de democracia liberal representativa, com todos os seus limites e as suas contradições”, afirma.

Divaneide, que preside o partido em Natal, diz que as comemorações estão sendo planejadas. Para celebrar o aniversário da sigla, haverá reuniões das direções no final de semana, mas também um ato político-cultural no sábado (11), a partir das 15h, no Beco da Lama. O som ficará por conta dos grupos Rosas na Cartola e Batuque de um povo.

Diretório natalense faz festa no sábado | Foto: divulgação

“Comemorar 43 anos no momento em que a gente consegue eleger Lula, em que a gente consegue enfrentar o fascismo, tem um significado muito grande de restabelecimento da democracia, de que essa luta toda tem valido a pena e que não estamos só, que tem eco”, aponta. 

Para ela, o aniversário traz um “sabor especial”.

“É uma celebração histórica de muitas vitórias, mas também de muita reconstrução. É hora de reconstruir o país”, deseja.

Segundo Isolda Dantas, que preside o diretório mossoroense, a sigla tem colocado o RN no “rumo certo”.

“Estarmos organizadas e organizados neste partido nos faz cultivar os sonhos de um mundo melhor e nos torna mais fortes. Comemorar os 43 anos do PT tendo Fátima reeleita colocando o RN no rumo certo, Lula na presidência e uma bancada petista reforçada na ALRN nos anima e desafia ainda mais na luta pra melhorar a vida do povo potiguar”, diz ela.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.