Ex-vereador bolsonarista que perdeu eleição em Natal volta à Câmara e ataca vereadora do PT que ocupa sala que já foi seu gabinete
Natal, RN 22 de mai 2024

Ex-vereador bolsonarista que perdeu eleição em Natal volta à Câmara e ataca vereadora do PT que ocupa sala que já foi seu gabinete

28 de agosto de 2023
6min
Ex-vereador bolsonarista que perdeu eleição em Natal volta à Câmara e ataca vereadora do PT que ocupa sala que já foi seu gabinete

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-vereador bolsonarista, Cícero Martins, aproveitou a chance de voltar à Câmara Municipal de Natal, dessa vez, participando de uma audiência pública da Comissão da Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo, realizada na manhã desta segunda (28), para atacar a vereadora Brisa Bracchi (PT), que sequer estava presente no plenário da Casa quando foi citada.

“... eu e Raniere fizemos quatro anos e ainda tivemos que ouvir do colega Anchieta que a gestão passada não cuidou do Alecrim, quem tá cuidando é essa. Deve ser com a menina, com a vereadora kids que tem aqui. Deve ser ela, do PT. Sabe com o quê o PT tá preocupado? Com o homossexualismo, os direitos da mulher, com fumar maconha, com putaria. Quem era do PT aqui era Lucena, que era um homem e lutava comigo contra tudo e contra todos”, provocou Cícero Martins.

Vídeo de Cícero Martins atacando a vereadora Brisa Bracchi

Brisa acompanhava a reunião de seu gabinete quando ouviu os ataques e foi até o plenário se posicionar sobre a postura do ex-parlamentar.

Esse é um tema mais do que pertinente. Kléber [Fernandes, vereador pelo PSDB], inclusive, estava comentando sobre a situação do centro da cidade e nosso mandato também tem se envolvido muito nessa questão do centro histórico, da Cidade Alta, da Ribeira... então felicito e parabenizo a realização da audiência pública, o que não felicito e acho, inclusive, lamentável, é ter que ouvir numa segunda-feira pela manhã, enquanto aguardo o início da Comissão de Constituição e Justiça, da qual sou membro, uma série de ataques deselegantes, medíocres e baixos direcionados a minha pessoa nesse plenário. Também venho dizer que o plenário da Câmara Municipal, assim como a TV Câmara, que transmite ao vivo essa audiência pública, não pode e não deverá ser em nenhum momento palco de baixarias, como já foi no passado e o povo deu seu recado. Nós temos aqui uma outra composição e venho aqui exigir respeito”, criticou Brisa.

Brisa ocupa gabinete que já foi de Cícero Martins I Foto: reprodução
Ex-vereador bolsonarista que perdeu eleição em Natal volta à Câmara e ataca vereadora do PT que ocupa sala que já foi seu gabinete

Um detalhe relevante é que a vereadora ocupa, atualmente, o gabinete que já foi de Cícero Martins, que tentou a reeleição, mas perdeu ao obter apenas 1.768 votos, ficando na segunda suplência pelo PP. Já Brisa se tornou nas eleições de 2020, aos 23 anos, a vereadora mais jovem da história do legislativo municipal natalense, ao ser eleita com 2.901 votos para seu primeiro mandato.

"Trato com respeito a todos que aqui vêm para o debate, inclusive os vereadores com os quais tenho divergência política. Nunca faltamos com respeito um com o outro dentro deste plenário. Nós temos a premissa de que o plenário é o espaço da democracia. Alguns acham que democracia é atacar uns aos outro de forma baixa. Infelizmente tiveram líderes, alguns presidente da República, que incitavam isso, mas não é. Democracia é saber respeitar ao próximo. Inclusive, sugiro presidente que se o plenário desta Câmara for utilizado, novamente, para rebaixar ou atacar de forma leviana e medíocre outros edis desta Casa, que outras consequências sejam tomadas... fui mais uma vez violentada no espaço da política... não levo desaforo pra casa, o que falam de mim tem resposta, seja no plenário, seja fora daqui", concluiu Brisa.

Brisa Bracchi responde ataques de Cícero Martins no plenário da Câmara

Depois do pronunciamento da vereadora, Cícero Martins ainda tentou retomar a fala, mas foi impedido pelo vereador Dickson Júnior (PDT), que presidia a audiência. O saudoso ex-vereador demonstrou, na verdade, que a implicância com a parlamentar não é de cunho político, já que respeita Lucena, o ex-vereador do PT que é do mesmo partido de Brisa, mas que "é um homi (sic)", e ainda traz camadas de misoginia (preconceito contra a mulher), afinal, a vereadora luta pelos "direito das muié (sic)".

A proposta do encontro era usar a audiência da Comissão da Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo para debater a situação dos comerciantes do Alecrim e analisar um projeto de reestruturação do camelódromo, elaborado pela Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), que foi apresentado em primeira mão aos presentes.

Porém, na ocasião, além de atacar Brisa Bracchi, o ex-vereador criticou a atual gestão do município ligada ao setor, encabeçada pelo titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Irapoã Nóbrega, e fez uma associação equivocada entre Brisa e a atual gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), à qual, na verdade, a vereadora faz oposição na Câmara Municipal.

Geralmente, durante as reuniões das comissões da Câmara são discutidos e dado parecer aos projetos que ainda serão votados pelos vereadores no plenário da Casa. Mas, dessa vez, o encontro foi tratado como uma audiência pública, por trazer a participação de entidades ligadas ao comércio do Alecrim e projetos para melhoria do bairro, como questões voltadas para o conforto e segurança de quem frequenta a região. Estavam presentes na reunião representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) e da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), além da secretária executiva de Parceria Público-Privada da Prefeitura do Natal.

Vereador Dickson Júnior, ao centro I Foto: Francisco de Assis
Vereador Dickson Júnior, ao centro I Foto: Francisco de Assis

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.