UFRN lança primeiro laboratório especializado em ciência de dados do Estado
Natal, RN 25 de abr 2024

UFRN lança primeiro laboratório especializado em ciência de dados do Estado

20 de agosto de 2023
3min
UFRN lança primeiro laboratório especializado em ciência de dados do Estado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Amanda Macêdo, da Agecom

A UFRN inaugura um novo marco em pesquisa e em inovação na área de Ciência de Dados com a implantação do Laboratório de Ciência de Dados (LaCiD). Instalado na sala 83A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), o espaço de pesquisa é um passo importante para o avanço científico e tecnológico na análise de dados multidisciplinar.

O LaCiD, composto por um time dedicado de professores, estudantes e convidados, tem como missão central impulsionar pesquisas inovadoras e aplicadas na área de Ciência de Dados. O grupo tem como foco a exploração de técnicas estatísticas, o aprendizado de máquina e a análise de dados para resolver desafios complexos em diversos setores.

Sob a liderança dos professores Marcelo Bourguignon e Marcus Nunes, ambos do Departamento de Estatística da UFRN, o LaCiD nasceu para ser um polo agregador de iniciativas e de atividades em Ciência de Dados, preenchendo uma lacuna no Rio Grande do Norte e consolidando-se como o primeiro laboratório especializado em Ciência de Dados na região.

A Ciência de Dados emergiu como uma disciplina essencial nos dias atuais devido à crescente geração e coleta de dados em uma variedade de setores da sociedade. O LaCiD busca suprir essa demanda ao proporcionar um ambiente acadêmico e multidisciplinar que colabora com outras instituições e laboratórios, tanto dentro da universidade quanto em âmbito nacional. Essa abordagem colaborativa permitirá o compartilhamento de recursos humanos, conhecimento especializado e tecnológico, fomentando a criação de soluções baseadas em dados para desafios mais complexos.

De acordo com Marcelo Bourguignon, coordenador do LaCiD, o Laboratório surge como uma resposta a uma carência de espaços voltados para a pesquisa e inovação em Ciência de Dados no nosso estado. “Nossa visão é ser uma referência para a colaboração em atividades relacionadas à análise de dados, reunindo especialistas de diferentes áreas para enfrentar desafios complexos”, completa.

Neste cenário, o novo laboratório se apresenta como uma plataforma essencial para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação por meio da análise de dados, com foco em inferência e aprendizado de máquina. O LaCid não apenas contribuirá para o avanço do conhecimento científico, como também para a aplicação prática desse conhecimento em projetos de colaboração com outras instituições e serviços à comunidade.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.