Movimento “Amazônia de Pé” coleta assinaturas a partir desta segunda (4) em Natal e outras três cidades do RN
Natal, RN 22 de mai 2024

Movimento "Amazônia de Pé" coleta assinaturas a partir desta segunda (4) em Natal e outras três cidades do RN

4 de setembro de 2023
2min
Movimento

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir desta segunda (4), o movimento "Amazônia de Pé" começa a coletar assinaturas em Natal, Mossoró, Caicó e São Gonçalo do Amarante para levar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de iniciativa popular que trata da salvaguarda das florestas públicas da Amazônia, para que elas sejam transformadas em Unidades de Conservação e resguardadas por povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pequenos extrativistas.

Esse é um esforço nacional que está acontecendo em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, a coleta das assinaturas vai até a próxima sexta (8). Como o projeto tem como autor o povo brasileiro, por isso de origem popular, é preciso a assinatura de 1% do eleitorado do país, o equivalente a 1,5 milhão de assinaturas, apenas para levar o Projeto de Lei Amazônia de Pé ao Congresso Nacional.

Depois que chegar à Câmara dos Deputados, o projeto poderá passar por até três comissões temáticas, nas quais será analisado o mérito, além da análise de constitucionalidade na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça. Se aprovado nas comissões, o projeto passará por votação no plenário, onde será preciso maioria simples para aprovação (mínimo de 129 deputados votando "sim", a depender do quórum). Depois a votação segue para o Senado, onde serão necessários 41 votos.

Em Natal, as assinaturas serão coletadas entre 4 e 6 de setembro, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em Mossoró, os voluntários passarão pela Universidade Federal Rural do Semiárido (dia 4), pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (dia 5) e pelo IFRN, além da Feira de Economia Solidária (dia 6). Já em São Gonçalo do Amarante as assinaturas serão coletadas pelo Grêmio do IFRN (entre os dias 4 e 8) e em Caicó, pelo Ceres – UFRN (entre os dias 4 e 6).

Confira os pontos de coleta de assinaturas:

Natal

04/09 a 06/09 - Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mossoró

04/09 -  UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido)

05/09 -  FCRN (Faculdade  Católica do Rio Grande do Norte)

06/09 -  IFRN e Feira de Economia Solidária

São Gonçalo do Amarante

04 a 08/09 - Grêmio do IFRN

Caicó

04 a 06/09 - Ceres - UFRN

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.