Deputados criam comitê para debater decadência do Centro Histórico de Natal após Marisa, Renner e C&A fecharem as portas
Natal, RN 20 de mai 2024

Deputados criam comitê para debater decadência do Centro Histórico de Natal após Marisa, Renner e C&A fecharem as portas

8 de outubro de 2023
3min
Deputados criam comitê para debater decadência do Centro Histórico de Natal após Marisa, Renner e C&A fecharem as portas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Após grandes lojas de departamento fecharem as portas nos últimos três anos e a prefeitura de Natal anunciar que levará para a Ribeira a estrutura de pessoal que hoje trabalha no Palácio Felipe Camarão, sede do poder executivo municipal, moradores e comerciantes temem que o processo de decadência do Centro se aprofunde ainda mais. Enquanto a prefeitura não apresenta um projeto para a área, outros atores começam a se movimentar.

A Assembleia Legislativa criou um comitê multidisciplinar para debater e encontra soluções para os problemas enfrentados por moradores e comerciantes da Cidade Alta e Ribeira, bairros do Centro Histórico de Natal. O órgão tem participação de representantes dos comerciantes e organizações empresariais, além de parlamentares. A primeira reunião do grupo ocorre nesta segunda-feira, a partir das 11h.

O objetivo é fortalecer a cobrança à Prefeitura de Natal e Governo do Estado com sugestões de medidas que consideram prioritárias. Irão ao Poder Legislativo representantes do Viva Centro, Fecomércio, CDL, Creci, além de lojistas diversos.

Nos últimos anos fecharam as portas grandes lojas como C&A, Marisa e Renner, atrativos para a população que frequenta o Centro para consumo de produtos vendidos na região.

"Buscamos apresentar soluções concretas para revitalizar essa área crucial para a cidade de Natal, promovendo desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida dos moradores. Acreditamos que, ao trabalhar em conjunto e implementar essas ações, poderemos resgatar o potencial econômico e social da região, criando ambiente atrativo, seguro e próspero para toda a sociedade", destaca o deputado estadual Ubaldo Fernandes, autor da ideia de criar o comitê específico para debater o tema.

A ideia, segundo ele, é dar sequência aos encaminhamentos do debate anterior, como:  analisar dados e ver necessidades de intervenções na área; elaborar plano de revitalização baseado nas necessidades identificadas, melhorias físicas, segurança e estimulo ao comércio local; considerar a criação de áreas de lazer, espaços verdes e espaços culturais no Centro de Natal; incentivar parcerias entre Poder Público e iniciativa privada para financiamento de revitalização; considerar pacote de incentivos fiscais e concessões para a área; buscar recursos junto a instituições financeiras e programas governamentais voltados à revitalização urbana; discutir um programa de segurança comunitária; e criar um comitê de monitoramento para acompanhar implementação das propostas, avaliar periodicamente e garantir o alcance dos objetivos.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.