Fátima será primeira mulher presidenta do Consórcio Nordeste
Natal, RN 2 de mar 2024

Fátima será primeira mulher presidenta do Consórcio Nordeste

26 de janeiro de 2024
3min
Fátima será primeira mulher presidenta do Consórcio Nordeste
Foto: Raiane Miranda/Assecom-RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Já tem data para que a governadora Fátima Bezerra (PT) se torne a primeira mulher a presidir o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). A cerimônia de posse acontece na próxima quarta-feira (31), a partir das 8h30, no Centro de Convenções de Natal.

Fátima vai receber o cargo de seu antecessor, o governador da Paraíba João Azevêdo (PSB), durante a Assembleia Geral da entidade. Antes de Azevêdo, estiveram no cargo Paulo Câmara (Pernambuco) e Wellington Dias (Piauí).

No evento, estarão presentes os nove governadores e governadoras da região, dentre outras autoridades.

Além da posse da chefe do Executivo potiguar, outras pautas vão ser discutidas durante a Assembleia Geral. Entre elas, a proposta para instalação do Comitê Científico de Emergências Climáticas, o Fundo Caatinga, e um monitoramento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Consórcio Nordeste é o principal colegiado regional de gestores estaduais do país. Fátima foi eleita para o cargo em 13 de dezembro. Na ocasião, a governadora lembrou que o Consórcio foi a principal instância de resistência ao negacionismo durante a pandemia da Covid-19, atuando para a aquisição de vacinas e pela assistência às vítimas da doença.

Prioridades

Em seu mandato, as prioridades da nova presidenta da entidade são a implantação das obras do PAC, o combate à fome, os projetos de energias renováveis no Nordeste, que somam investimentos de R$ 150 bilhões nos próximos anos, 50 mil empregos e R$ 1,5 bilhão de ISS para os municípios.

"O Rio Grande do Norte tem 32 bilhões em projetos já contratados na área de energias renováveis, assim como a Paraíba e todos os estados do Nordeste também têm. Elas são fundamentais para o desenvolvimento da região”, disse em dezembro. 

“Evidentemente que a questão do combate à fome tem de continuar sendo a nossa missão. Além do mais, nós, filhos desse Nordeste sofrido, que conhecemos a seca de perto, que sabemos as consequências impiedosas que a seca traz, temos uma obrigação, do ponto de vista moral, ético da região Nordeste de somar aos esforços do presidente Lula e tirar o Brasil do mapa da Fome novamente. Varrer a fome do mapa do Nordeste e do mapa do País novamente", pontuou a governadora.

Consórcio Nordeste

O Consórcio foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste do Brasil, com a iniciativa de atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada.

Dentre as possibilidades abertas com a criação do Consórcio estão a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a busca por cooperação, também em nível internacional.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.