Espaço vai impulsionar potenciais econômicos do Agreste Potiguar
Natal, RN 21 de abr 2024

Espaço vai impulsionar potenciais econômicos do Agreste Potiguar

25 de fevereiro de 2024
5min
Espaço vai impulsionar potenciais econômicos do Agreste Potiguar
Moinho da Pousada Pedra Grande, instalada na Serra de São Bento | Foto: Reprodução\Serras do Agreste

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Pequenos produtores rurais, comerciantes e demais proprietários de pequenas empresas de Nova Cruz e mais 23 cidades do entorno vão ganhar um espaço adequado para aperfeiçoar e desenvolver seus negócios. A nova sede da Agência Sebrae no Agreste começa a funcionar a partir da próxima semana na próxima semana. O espaço segue a proposta das construções inteligentes e sustentáveis para melhor atender aos empreendedores locais. A inauguração está programada para as 18h30, desta segunda-feira (26), e deverá contar com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT). O prédio está instalado na Avenida Assis Chateaubriand, no centro.

Um dos atrativos da região é a Pedra da Boca, em Passa e Fica | Foto: Reprodução\Serras do Agreste

Potencial para crescimento desses números há de sobra na região, que abriga uma das principais atrações turísticas do estado e conhecidas internacionalmente, a Praia da Pipa, situada no município de Tibau do Sul. O turismo figura entre as atividades com maior propensão ao crescimento econômico e social. Das serras ao mar, a região oferece encantos diversos, que se descortinam desde o litoral até as serras de São Bento e Monte das Gameleiras.

O turismo de mar e sol, o charme das serras, o turismo de base comunitária, o turismo rural e pedagógico são alguns dos atrativos que levam os visitantes e investidores a se interessarem pela região. O litoral exuberante, com suas praias e sol radiante, cativa os turistas, enquanto os pequenos negócios prosperam, convidando-os a retornar. O Polo Serras do Agreste Potiguar desponta como um centro de atração para novos empreendimentos.

Os potenciais, no entanto, vão além do turismo. A região tem outras vocações econômicas e é conhecida pela mandiocultura, produção de camarão, ostras, pesca da albacora, feijão verde, suinocultura, bovinocultura e comércio varejista. As feiras livres, o polo industrial e as indústrias de confecções também contribuem para o dinamismo da economia da região.

Estrutura sustentável

A instalação de uma sede própria da agência era um desejo antigo, que se tornou possível graças à parceria entre o Sebrae e o poder público local, que cedeu o terreno para a edificação do prédio. Construída em apenas 11 meses, a nova sede reflete essa parceria e foi concebida para ser um espaço acessível, inovador e inspirador. Com materiais e tecnologias sustentáveis, será um ponto de referência para os empreendedores, impulsionando o desenvolvimento econômico-social da região.

Nova sede da Agência Sebrae no Agreste abre na próxima semana | Foto: ASN

“Tivemos um forte apoio do poder público de Nova Cruz, que nos cedeu o terreno. Agora, a gente resgata esse compromisso com a cidade, ao entregar, na próxima segunda-feira, dia 26, as novas instalações da Agência Sebrae Agreste para os empreendedores da cidade e de toda a região”, comemora o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

O diretor do Sebrae enfatiza que se trata de um prédio diferenciado. O projeto segue linhas e padrões arquitetônicos modernos, no conceito dos prédios inteligentes e sustentáveis. “Tudo foi idealizado para termos uma edificação capaz de oferecer conforto e comodidade aos empresários locais, seguindo normas ambientais e respeitando a preservação do meio ambiente. É o caso do uso racional e o descarte adequado da água para reuso, inclusive, além de todas as inovações que um prédio sustentável precisa ter”, afirma Melo.

Ampliação dos atendimentos

O gerente da Agência Sebrae Agreste, Leonel Pontes, está otimista quanto aos resultados que serão obtidos com a inauguração do novo prédio. A expectativa do gerente é que, com uma estrutura moderna e bastante sustentável, a performance da agência aumente, potencializando a capilaridade em toda a região.

Após 10 anos do Sebrae no Agreste, agora temos a oportunidade de inaugurar uma sede própria, moderna, inovadora, acessível e sustentável. Uma obra que foi pensada como um presente para o empreendedor do Agreste e Litoral Sul”, diz.

A expectativa é que a nova estrutura amplie os resultados e a atuação do Sebrae nos municípios da região. Somente no ano passado, a Agência Sebrae Agreste chegou a atender 53% dos 14 mil pequenos negócios instalados nos 23 municípios que são atendidos pela agência. Foram 7.546 empresas atendidas e 15 mil horas de consultorias ofertadas, além de 11 mil orientações técnicas, 20 cursos, 100 palestras e 30 oficinas realizadas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.