Geoparque Seridó será tema de Conferência em Currais Novos
Natal, RN 26 de mai 2024

Geoparque Seridó será tema de Conferência em Currais Novos

12 de abril de 2024
5min
Geoparque Seridó será tema de Conferência em Currais Novos
Neste sábado (13), completa dois anos desde que o Geoparque Seridó recebeu chancela da Unesco. Imagem: Reprodução/Cícero Oliveira/Agecom UFRN.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

“Geoparque Seridó: oportunidade e desafios para o desenvolvimento regional” é o tema da conferência que acontece, na próxima segunda-feira (15), no município de Currais Novos (RN). A atividade finaliza a semana de comemoração dos dois anos que o Geoparque Seridó foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 13 de abril de 2022, como um território indispensável para a geologia internacional. 

O evento, que é uma iniciativa do mandato da vereadora Rayssa Aline (PT), ainda pretende avaliar o que já houve de avanço no campo da ciência, tecnologia e inovação no Geoparque Seridó, bem como traçar perspectivas futuras. 

A chancela concedida pela Unesco insere a região no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável e abre portas para novas oportunidades de cooperação com outros 176 Geoparques em 46 países.

"A realização dessa conferência não apenas celebra os dois anos da chancela da UNESCO ao Geoparque Seridó, mas também serve como um fórum crucial para moldar o futuro da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, fornecendo recomendações e diretrizes valiosas para a formulação de políticas e ações futuras a nível nacional", anunciou Rayssa Aline.

Finalidade da ação

Essa será a primeira edição da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação municipal, e trata-se de uma preparação para a 5ª conferência nacional, que tem como tema: "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido". O objetivo da etapa nacional consiste em analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.

“Daqui [etapa municipal], queremos mandar representação para a conferência nacional que será em Brasília, em Junho”, afirmou o mandato da vereadora Rayssa.

Confira a programação da conferência municipal

8h - Feira de artesanato, exposição de cada município do Geoparque. Exposição fotográfica do grupo passarinhan - pássaros da região

8h00 - Café e inscrições

9h00 - Mesa de abertura

9h30 - Painéis de discussão

BLOCO 1: DEBATE DE OPORTUNIDADE E DESAFIOS

O que é o Geoparque Seridó? Oportunidades e desafios - Janaína Medeiros

BLOCO 2: PROJETOS DESENVOLVIDOS/ATUAIS EM ANDAMENTO

10h25 - Apresentação da agenda do Líder

Roteirização turística no território do Geoparque Seridó (LAPET - laboratório de pesquisa e estudos turísticos da FELCS/UFRN)

Pesquisa e demanda turística FELCS/UFRN - Prof. Dra. Carolina Todesco)

Projeto Raizes - Comunidade Quandú/Currais Novos (NEEDESO - Núcleo de estudos e extensão para o desenvolvimento do Seridó) - Prof. Dr. Marcos Adler

Aquisição governamental de alimentos da agricultura familiar, extensão rural e desenvolvimento sustentável: incubação de rede local de economia solidária - Comunidade Umarizeiro/ Lagoa Nova - Prof. Dr. Washington

BLOCO 3: EXEMPLOS E APLICAÇÕES PRÁTICAS DA CT&I NO GEOPARQUE SERIDÓ

Apresentação da agenda do ELI - Ecossitema Local de Inovação - Edinete Nascimento/SEBRAE

CASE: GS Conecta - Cleomara

CASE: Bilheteria Seridó

13h - Almoço

13h30 - Orientação e Formação dos GTs
GT1: Geoparque e inovação. GT2: Turismo de base comunitária. GT3: Desenvolvimento econômico, social, sustentável e justo.
15h - apresentação dos GTs

17h Finalização com visita ao gargalheiras

Sobre a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI)

A conferência nacional pretende viabilizar um espaço de diálogo, envolvendo diferentes atores da sociedade, como representantes das instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, a sociedade civil, setor empresarial, a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como do denominado setor governo. 

São entes envolvidos com a implementação de políticas públicas e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, com novos temas de pesquisa, com a difusão da inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, discutindo, refletindo e tratando de temas relevantes, tendo como foco o crescimento e desenvolvimento do país.

Programação

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 5ª CNCTI, será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília, Distrito Federal. Desde novembro passado, estão acontecendo sessões temáticas, livres e conferências municipais e estaduais por todo o país.

Serviço

O quê: Conferência Geoparque Seridó: oportunidade e desafios para o desenvolvimento regional

Quando: Segunda-Feira (15/04/2024)

Horário: 8h30 às 17h

Onde: Anfiteatro da FELCS (UFRN Campus Currais Novos - Rua Manoel Lopes Filho s/n - Valfredo Galvão, Currais Novos - RN)

Para se inscrever, clique aqui.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.