Cineasta de Bacurau mostra Gargalheiras antes e depois das chuvas
Natal, RN 25 de mai 2024

Cineasta de Bacurau mostra Gargalheiras antes e depois das chuvas

18 de março de 2024
3min
Cineasta de Bacurau mostra Gargalheiras antes e depois das chuvas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nesta segunda (18) o Açude Gargalheiras, localizado em Acari, cidade a mais de 200 quilômetros de Natal, alcançou 31,57% (14.024.349 M³) de sua capacidade. A paisagem, agora com água e verde ao redor, mas que na época estava seca, serviu de cenário para o filme “Bacurau”, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Foi em Gargalheiras que foram rodadas as cenas de Lunga, o herói/vilão de “Bacurau”, interpretado pelo ator Silvero Pereira. Kleber Mendonça Filho comentou sobre a mudança da paisagem em suas redes sociais e mostrou algumas fotografias dos bastidores do filme, gravado no açude em 2018. Desde sua estreia, em 2019, "Bacurau" levou vários prêmios, entre eles, o de Melhor Filme Estrangeiro, no New York Film Critics Awards. 

ANTES

Açude Gargalheiras, durante filmagem do filme Bacurau I Foto: reprodução redes sociais
Açude Gargalheiras, durante filmagem do filme Bacurau I Foto: reprodução redes sociais

DEPOIS

Imagem de Gargalheiras publicada por Kleber Mendonça Filho em suas rede sociais

No mesmo dia 18 de março do ano passado, o Gargalheiras estava com apenas 3,98% (1.772.276 m³) de sua capacidade total, que é de 44.421.480 M³.

Saiba +

Sangria de açude em Currais Novos tem até live ao vivo de moradores

Mais conhecido como Gargalheiras, o Açude Marechal Dutra, foi reconhecido como patrimônio cultural, histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte em janeiro de 2023.

O reservatório, que começou a ser construído da segunda metade da década de 1950, recebeu o nome “Gargalheiras” por ficar em umas das "gargantas" do Rio Acauã.

Gargalheiras foi inaugurado oficialmente no dia 27 de abril de 1959. A área no entorno compõe um dos 21 geossítios relacionados no Mapa Geoturístico do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO.

Silvero Pereira como Lunga I Foto: reprodução redes sociais

Demais reservatórios

Até a última sexta (15), oito açudes em todo o Rio Grande do Norte haviam ‘sangrado’, ou seja, transbordado, atingindo a capacidade máxima de 100% de armazenamento de água, é o caso do Açude Dourado , em Currais Novos; do Açude Novo Angicos, em Angicos; da Barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi; do Açude Público, no município de Encanto; do Açude Passagem, em Rodolfo Fernandes; do Açude Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz; do Açude Beldroega, localizado em Paraú; e do Açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu.

https://twitter.com/kmendoncafilho/status/1769497684098904472
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.