Mostra do Cineclube Natal homenageia diretoras potiguares
Natal, RN 26 de mai 2024

Mostra do Cineclube Natal homenageia diretoras potiguares

5 de março de 2024
3min
Mostra do Cineclube Natal homenageia diretoras potiguares
Foto: Reprodução /Redes Sociais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Cineclube de Natal vai retomar as atividades na próxima sexta-feira (8) no Dia Internacional da Mulher com a mostra “Elas por Elas”. A estreia vai contar com a exibição de curtas dirigidos por mulheres potiguares. Além disso, a primeira sessão será uma homenagem a seis cineastas potiguares, incluindo Catarina Doolan, Paula Vanina Cencig, Wigna Ribeiro, Paula Pardillos, Vânia Maria e Marcia Lohss.

A abertura vai acontecer no Goodala Burger, em Ponta Negra, a partir das 19h30 e conta com a curadoria da jornalista Tatiana Lima. O Cineclube Natal, entidade cineclubista mais antiga em atividade na cidade, foi a primeira colocada no edital da Lei Paulo Gustavo de incentivos a cineclubes da capital. Por isso, em uma ação de educação patrimonial, o Cineclube vai promover sete sessões até o fim do ano, cada uma em um espaço cultural diferente da cidade. 

Na mostra, serão exibidos os curtas “A Parteira”, de Catarina Doolan, em uma exibição que contará com legendas inclusivas. Em seguida, será exibida a animação “Se essa rua, se essa rua”, de Paula Vanina Cencig.  “Três Igrejas” de Wigna Ribeiro, e “Lia Ficou Sozinha em Casa” de Paula Pardillos, são sequência a exibição. Encerrando a programação, o documentário “Sinais Vermelhos” de Vânia Maria e Marcia Lohss, vai fechar a noite de abertura. 

As próximas sessões acontecerão no Instituto Histórico e Geográfico do RN, na Casa da Ribeira e auditórios na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e contarão com o patrocínio do Governo Federal e do Município de Natal via Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura. 

Veteranos e novos membros 

O Cineclube Natal surgiu da ideia de um grupo de entusiastas que queriam retomar uma atividade muito famosa na capital potiguar na década de 60. Na época, era o Cineclube Tirol que lotava as salas dos cinemas Rex e Nordeste, ambos extintos. O professor Giovanni Rodrigues, que foi um dos sócios fundadores do Cineclube Tirol, é um dos grandes responsáveis pelo clube de Natal que nasceu em 2005. 

Além de Tatiana, que é membro desde 2009, novos integrantes estão expandindo a equipe do clube. Além dos novos integrantes, Rafael Sousa e Hugo Braga, curadores externos estão participando deste retorno, como Felipe Santeli e Ana Barbieri. Entre os temas abordados nas próximas sessões estão filmes universitários, produções queer, obras sobre a memória e identidade do Rio Grande do Norte e filmes voltados para questões familiares, afetivas e infantojuvenis.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.