Vaquinha de campus da UFRN para compra de itens gera questionamentos
Natal, RN 27 de abr 2024

Vaquinha de campus da UFRN para compra de itens gera questionamentos

25 de março de 2024
3min
Vaquinha de campus da UFRN para compra de itens gera questionamentos
Alunos e professores questionaram a ação, apontando a falta de verbas para as universidades federais. Imagem: Cícero Oliveira/Agecom UFRN.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Neste final de semana, o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado em Caicó, publicou nas redes sociais a divulgação de uma vaquinha online para a compra de um micro-ondas e um freezer para a residência universitária do campus. “Vamos melhorar a residência universitária em Caicó!”, diz a postagem. No entanto, nos comentários, professores e alunos questionaram a ação, defendendo que esse é um papel, na verdade, que deve estar atrelado às verbas governamentais.

Nos comentários da postagem, um professor apontou a precarização ocasionada pela falta de orçamento das universidades. “Sabemos que há déficit orçamentário crônico que põe o andamento das atividades acadêmicas sob risco emergente!”, argumentou o professor. “Ações dessa natureza talvez não resolvam o problema, e ao contrário, amplifique no sentido de, em se resolvendo pontualmente se dê a falsa impressão que está tudo bem! [...] Precisamos agir e agir com urgência, docentes, técnicos e estudantes, pois não se trata problema crônico com paliativos!”, disse. O professor ainda lembrou do indicativo de greve dos professores da UFRN, que está marcado para abril.

Outros comentários de internautas, como “Isso não é papel do governo” e “Vergonhoso uma entidade pública tendo que fazer vaquinha para comprar o básico, simplesmente inacreditável”, também podem ser encontrados na postagem.

A Agência Saiba Mais entrou em contato com Fabiano*, residente do Ceres, o qual acredita que a Universidade deveria, na verdade, ir atrás das verbas para a compra de novos equipamentos: “Isso é algo de critério essencial para nós, residentes” , ressaltou o estudante. 

Ele ainda afirmou que entende a ação como uma forma de solidariedade aos estudantes residentes, “mas não é o mais plausível a se fazer”, argumentou. Como ressalta Fabiano*, o campus Ceres faz parte de uma gestão geral da UFRN, a qual deveria se responsabilizar.

A UFRN terá, em 2024, uma redução de 4,2 milhões no orçamento, de acordo com dados levantados pela Direção de Contabilidade da instituição. No último dia 19, os professores da UFRN aprovaram um indicativo de greve para o dia 8 abril. Os docentes, assim como os técnicos-administrativos,  criticam a proposta do governo federal de reajuste salarial zero para este ano, e também pedem a reestruturação da carreira da categoria e a recomposição do orçamento das instituições federais de ensino.

Posicionamento do Ceres

A coordenação do campus Caicó da UFRN informou à Agência Saiba Mais que a vaquinha on-line trata-se de uma “ação de solidariedade e união da comunidade do CERES”. Em nota enviada, a instituição afirma que “Esses(as) estudantes estão necessitando do nosso apoio. Na residência há alguns aspectos que necessitam de melhoria. Desses aspectos, são urgentes a providência de um micro-ondas e um freezer ``, diz. “Em contato com a PROAE [Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis], fomos informados que, no momento, não há previsão disponível para viabilizar esses equipamentos. Como a demanda dos residentes é urgente, resolvemos apoiá-los(as) em uma campanha de arrecadação de recursos para a compra”

*Fabiano é o nome fictício de uma fonte que preferiu manter o anonimato.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.