Projeto arrecada recursos para levar pessoas em situação de rua ao cinema
Natal, RN 29 de mai 2024

Projeto arrecada recursos para levar pessoas em situação de rua ao cinema

14 de abril de 2024
3min
Projeto arrecada recursos para levar pessoas em situação de rua ao cinema
Projeto foi realizado em anos anteriores e foi interrompido durante a pandemia. Imagem: Reprodução/RN Invisível.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Proporcionar um momento de lazer, realizar sonhos e contribuir para a autoestima. É com esses objetivos que o projeto “RN Invisível”, por meio da campanha “Cinema Invisível”, está arrecadando recursos para levar 20 pessoas em situação de rua para o cinema no próximo dia 5 de maio, em Natal.

O coordenador da ação, Marcel Rodrigues, explica que a ideia é uma oportunidade de mostrar a essas pessoas que elas podem ser respeitadas, valorizadas e merecedoras desses momentos de lazer e diversão. “Queremos mostrar à pessoa em situação de rua que ela pode ser integrada à sociedade, pela qual ela é tão discriminada. Queremos mostrar que a vida vale a pena”, ressalta.

O projeto não somente leva as pessoas para assistir ao filme, mas também para uma preparação antes do passeio, contando, por exemplo, com banho, corte de cabelo, maquiagem e uma refeição. Por isso, a campanha pretende arrecadar no mínimo R$ 6,4 mil reais.

A pessoa interessada em contribuir financeiramente pode doar qualquer valor na chave PIX [email protected] ou enviar o valor necessário para cobrir os custos de uma pessoa, sendo R$ 320,00, na mesma chave PIX. Em última atualização divulgada pelo RN Invisível nas redes, o projeto conseguiu, até essa sexta-feira (12), apenas 24% da meta de arrecadações.

A edição 2024 é a terceira do projeto Cinema Invisível, que ocorreu anteriormente nos anos de 2018 e 2019, mas foi interrompido devido à pandemia. Marcel explica as motivações para o surgimento do projeto. “Sempre que se fala em ajudar pessoas em situação de rua, só se fala do básico: comida e roupa. Nunca é algo a mais”, pontua.

Foi partindo dessa ideia que Marcel passou a conversar com essas pessoas sobre os sonhos delas. “Perguntei o que eles queriam, além do que as pessoas já doavam”, narra. Ele conta que, a partir dessas conversas, muitas pessoas em situação de rua respondiam o desejo de realizar passeios. “Nisso, uma pessoa falou que queria ir ao shopping, pois nunca tinha ido, e outras falaram o mesmo”, conta. Assim, o coordenador teve a ideia do Cinema Invisível, com o objetivo de proporcionar um dia de lazer e autoestima.

RN Invisível

O projeto é uma Organização Não Governamental (ONG) que busca visibilizar histórias de pessoas em situação de rua em Natal. Nas redes sociais, o RN Invisível narra um pouco dessas histórias de vida, detalhando as dificuldades e as esperanças. 

Para acompanhar essas histórias, bem como para conferir mais informações sobre o Cinema Invisível, confira o Instagram do projeto.

Serviço

O quê: Projeto Cinema Invisível edição 2024;

Quando: 05 de maio de 2024;

Como ajudar: Chave PIX [email protected]

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.