Moradores de rua da Zona Norte de Natal sofrem com alagamento há anos
Natal, RN 25 de mai 2024

Moradores de rua da Zona Norte de Natal sofrem com alagamento há anos

10 de maio de 2024
3min
Moradores de rua da Zona Norte de Natal sofrem com alagamento há anos
Rua Tenente de Souza alagada | foto: reprodução/redes sociais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Rua Tenente de Souza, no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal, sofre com repetidos alagamentos há, pelo menos, uma década, segundo os moradores. Localizada em uma das regiões menos favorecidas da cidade, a Tenente é cenário para um acúmulo de água que se agrava a cada nova chuva na capital. Diante da situação, a rua ganhou até o apelido de “Balneário da Tenente de Souza”. 

Após incontáveis denúncias, todas sem sucesso, os moradores encontraram um meio diferente de chamar atenção para o problema. Usando as redes sociais a seu favor, um grupo de moradores publicam vídeos em forma de humor, como fez o morador Vitor Andrade. Na esquete, uma cena teatral de humor, publicada em uma rede social, Vitor se vestiu de prefeito e usou varas de pescar para satirizar a situação da rua alagada. Confira o vídeo:

Segundo moradores, o problema é recorrente há décadas

Em entrevista à Agência Saiba Mais, o morador explicou que a situação no bairro existe há anos e que o problema fica pior a cada nova chuva. Vitor conta que os moradores já fizeram barricadas e construíram muros em frente aos portões na tentativa de fazer com que a água não entrasse para dentro das casas.

“A princípio, faz mais de 12 anos que essa rua vive desse jeito, cara. Porque chove, aí alaga mais. O pessoal já fez barricadas, fizeram paredes em frente aos portões porque a água penetrava e entrava pra dentro da casa do povo, sabe? E quando chove, meu amigo, fica pior, e quando faz sol, fica lá estável. Quando chove, ainda fica pior, porque alaga mais.”, denunciou Andrade. 

Em outro vídeo publicado nas redes sociais, moradores são flagrados entrando na água e lama acumulada, na tentativa de desentupir tubulações e solucionar o problema. “Já que os órgãos não fazem nada, o cara tem que meter a mão na massa”, denunciou o vídeo publicado no Pajuçara News, um perfil na rede social que denuncia os problemas do bairro. Confira o vídeo: 

Procurada pela reportagem, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), informou que o alagamento da rua é uma situação de drenagem, que é de responsabilidade do Poder Executivo Municipal. A Caern ainda confirmou que esteve na rua nesta quinta-feira (9) para resolver uma situação pontual de um vazamento ramal, mesmo com dificuldades para acessar as tubulações. 

A reportagem também procurou a Secretária Municipal de Infraestrutura, mas até o momento da publicação desta matéria não teve retorno. 

Leia também:

Buracos na Av. Moema Tinôco prejudicam moradores da Zona Norte de Natal

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.