Pais de crianças autistas denunciam negligências de planos de saúde em Natal
Natal, RN 28 de mai 2024

Pais de crianças autistas denunciam negligências de planos de saúde em Natal

7 de maio de 2024
5min
Pais de crianças autistas denunciam negligências de planos de saúde em Natal
Grupo de pais realizou ato no último sábado | Foto: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No último sábado (4) de abril, pais, mães e responsáveis por crianças autistas se reuniram em frente ao shopping Midway Mall, na Av. Nevaldo Rocha, em Natal, para protestar contra planos de saúde e denunciar negligências com o atendimento às crianças com deficiência. O grupo denunciou a falta de atendimento especializado que muitas crianças autistas sofrem, a falta de atendimento domiciliar e escolar e a negligência de cumprir com os tratamentos.

Karina Pereira é uma mãe atípica de Natal e esteve presente no ato. Em conversa com a Agência Saiba Mais ela explicou que essa não é primeira vez que aquele ato acontece e que o grupo de pais já fizeram vários movimentos. 

“Ali são mães atípicas, usuárias de diversos planos de saúde e mães usuárias do SUS que estão reivindicando melhorias nos atendimentos. A cada dia que passa tem ficado mais difícil o acolhimento aos nossos filhos. Os planos têm negado o tratamento e muitas das vezes têm limitado o que o laudo tem pedido. Muitas vezes têm crianças que estão em fila de espera que não estão conseguindo os atendimentos, mesmo pagando plano de saúde.”, explicou. 

grupo de pais reunidos em ato | foto: cedida

Grupo de pais denunciam negligências nos atendimentos 

A mãe também comentou da negligência que o grupo sofre com os atendimentos em diversos planos de saúde particular de Natal. “Então assim, é uma luta diariamente. É algo que a gente já vem lutando desde 2021. Tivemos algumas conquistas, mas mesmo assim os planos continuam a negligenciar os tratamentos.”, denúncia. “Muitas famílias têm partido para a justiça, mesmo assim, muitos dos planos não cumprem as liminares, persistem em negar o tratamento e foi um ato realmente de pedido de socorro, né? Para que realmente alguém possa nos enxergar e fazer alguma coisa por essa causa, né? Que a cada dia se torna mais difícil.”, completa. 

Bruna Oliveira, mãe de duas crianças atípicas e coordenadora do Coletivos de Pais Atípicos do RN, explicou que o protesto foi para reivindicar o que é de direito das crianças autistas e pcd’s em geral.  Dentro das denúncias do movimento estão os centros de reabilitações com longas espera e com poucos neuropediatras para atender demandas do estado inteiro. Além disso, a mãe também denuncia as negligências que as crianças sofrem em planos de saúde privados em Natal. 

“A Hapvida não cumpre o que é solicitado no laudo, vários usuários sem atendimento nenhum por falta de vaga para terapias convencionais como: Fonoaudiologia, Terapia ocupacional, psicoterapia, psicomotricidade e psicopedagogia. Não respeitam as decisões judiciais.”, aponta. O grupo de pais também denuncia outros planos de saúde de Natal como a Unimed Natal que, segundo a denúncia, suspendeu o atendimento ABA domiciliar e escolar. A consulta domiciliar em ABA é voltada para famílias atípicas que não podem frequentar centros especializados

Ato do último sábado (4)

Procurada pela reportagem a Unimed Natal informou que as terapias realizadas fora do consultório, como em domicílio ou ambiente escolar, não possuem previsão de cobertura contratual, por nenhum plano de saúde do país, uma vez que não consta no Rol de Procedimentos editado pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Além disso, a Unimed reforçou que continua prestando atendimento aos clientes que realizam tratamento por meio de Terapias Especiais. Confira a nota na íntegra: 

“As terapias realizadas fora do consultório, como em domicílio ou ambiente escolar, não possuem previsão de cobertura contratual, por nenhum plano de saúde do país, uma vez que não consta no Rol de Procedimentos editado pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

A Unimed Natal reforça que continua prestando atendimento aos clientes que realizam tratamento por meio de Terapias Especiais. Atualmente, esse público conta 30 clínicas credenciadas, distribuídas em Natal, Mossoró e outras localidades, oferecendo diferentes tipos de terapias que possuem cobertura conforme o ROL da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Criamos também, para cuidar ainda melhor de nossos clientes, o Núcleo de Terapias Especiais (NTE) que é um serviço exclusivo para os clientes Unimed Natal, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, localizado na Central de Atendimento da rua Apodi, nº 228, Cidade Alta, na capital.

Em 2023, inauguramos o Espaço Multiterapias, o primeiro centro próprio da Unimed Natal voltado exclusivamente para o público neuroatípico, oferecendo toda a qualidade dos serviços de nossa operadora de saúde aos pacientes de 0 a 8 anos. 

Famílias que desejarem iniciar as terapias nesse espaço podem entrar em contato pelo (84) 99617-0106 e agendar. Em caso de dúvidas contacte-nos pelos canais que funcionam 24h: (84) 3220 6200; 0800 084 2323.”

A reportagem também procurou a Hapvida Natal, mas até o momento da publicação desta matéria não obteve um retorno oficial. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.