Africores: hip hop educa e mobiliza comunidade na Zona Norte de Natal
Natal, RN 25 de jul 2024

Africores: hip hop educa e mobiliza comunidade na Zona Norte de Natal

29 de junho de 2024
3min
Africores: hip hop educa e mobiliza comunidade na Zona Norte de Natal
Projeto conta com oficinas de tranças, break e grafitti | foto: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O projeto sociocultural “Africores”, do movimento cultural Nossos Valores, leva arte, hiphop e lazer para crianças, jovens e adultos da Comunidade da África, na Redinha, Zona Norte de Natal. E neste sábado (29) e domingo (30), o projeto vai colorir a comunidade com oficinas de grafitti, break dance e tranças afro, na Sede do Movimento Cultural Nossos Valores, na Travessa Gameleiras, que fica no bairro da Redinha. 

Neste final de semana, as atividades vão atender um público de 45 pessoas, entre mulheres, crianças e adolescentes e contará com feiras artesanais, shows e intervenções culturais, como a realização de grafites. Os mutirões começam a partir das 9 horas da manhã e se estendem até o fim do dia, com MC Priguissa e Formigueira Natal comandando a trilha sonora do evento.

Já a partir das 14 horas, é a vez da Feira Multicultural acontecer, seguida por apresentações e batalhas de break dance. No domingo, a feira acontece novamente junto com as demais programações que contam com trancistas, rappers, DJs e artistas do graffiti. Passam pelo evento os artistas: FB, Boris, Rayron, Rasta, Conde, Chothi, Zambelly, Val, Leila e Erva Doce.

Miguel Carcará, rapper, artista do grafitti, pedagogo, educador popular e coordenador do projeto, explicou a importância do evento e reforçou o convite para o projeto:

“O evento é importante pelo fato de, além de mobilizar vários atores da comunidade, a intervenção é feita na casa dos moradores. Isso fortalece o vínculo cultural e social aqui da própria comunidade da África, reafirmando o berço criativo que aqui também se encontra. Então, isso é importante pra caramba. Além de trabalhar a inclusão das crianças da comunidade, o acesso à nossa arte, à nossa cultura.”

Saiba mais : Projeto Africores leva hiphop para Comunidade da África na ZN de Natal

A ação e espaço nasceram em 2016, quando artistas de grafitti chegaram na comunidade levando cor, hiphop, atividades sociais e culturais para os moradores da região. 

Conheça o projeto

O Africores é um projeto que leva a cultura do hiphop para a Comunidade, como forma de educar e resistir essa população, que é esquecida pelo poder público, assim como o resto da Zona Norte de Natal. O projeto tem até trabalhos voluntários que são reconhecidos pelo Ministério da Cultura. 

As atividades do Africores têm dois meses de formação e acontecem de segunda a quinta, das 14 às 17h, na Comunidade da África. Aos sábados, as oficinas de dança acontecem das 14h às 16h.

Projeto preciso ser mais visto e valorizado 

O projeto Africores acontece por meio da Lei de Incentivo Câmara Cascudo e também recebe patrocínio da Cosern. No entanto, no restante do ano, os voluntários do Nossos Valores se mantém por voluntariado e de forma colaborativa.

Em relação a recursos financeiros, o trabalho ainda precisa ser melhor visto é mais valorizados. Pois o Africores, hoje, acontece através da Lei de Incentivo Câmara Cascudo  e patrocínio da Cosern, com o período de 3 meses, mas no restante do ano acontece de forma colaborativa e voluntária , como é o caso de muitas iniciativas aqui no nosso estado”, contou Miguel. 

SERVIÇO:
Mutirão Africores
Data: 29 e 30 de junho de 2024, das 09 às 17h.
Local: Movimento Cultural Nossos Valores (Travessa Gameleira, nº 25, Redinha).
Contatos: Silmara Rodrigues – 84 98711-5620/Miguel Carcará – 84 98832-2660/99706-8677
Email: [email protected] Instagram: @africores_oficial

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.