Cheia de rio alaga trecho na Estrada da Redinha e atrapalha tráfego em Natal
Natal, RN 17 de jul 2024

Cheia de rio alaga trecho na Estrada da Redinha e atrapalha tráfego em Natal

29 de junho de 2024
3min
Cheia de rio alaga trecho na Estrada da Redinha e atrapalha tráfego em Natal
água do Rio Doce invadiu a estrada | foto: reprodução/ redes sociais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A cheia do Rio Doce, que ocorreu nos últimos dias, invadiu um trecho da avenida João Medeiros Filho, conhecida como Estrada da Redinha, uma das mais movimentadas da Zona Norte de Natal, e provocou um alagamento que gerou transtornos para pedestres, motoristas e moradores da região. Segundo a população local, o problema acontece há uma semana.

Mesmo com a redução das chuvas, a água do rio ainda não baixou totalmente. Por isso, o trecho continua alagado e obstruindo, quase que totalmente, uma das faixas no sentido Igapó/Praia da Redinha. Nos horários de pico, inclusive, a inundação causa engarrafamentos e tráfego lento para quem precisa passar pelo percurso. A avenida João Medeiros Filho é também um dos principais acessos a quem precisa acessar a Ponte Newton Navarro para chegar do outro lado da cidade. 

Confira o relato de um motorista no vídeo abaixo:

A Avenida João Medeiros Filho é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER-RN). Procurado pelo reportagem, o órgão informou que vai fazer a verificação nas galerias via para saber se existe algo entupindo a drenagem na região.

O DER também explicou que essas vias estaduais ficam no centro dos terrenos das passagens e ao lado de ruas que não são calçadas e de terrenos com matagal que acumulam água. Também por isso, segundo a pasta, a água vai escoando para as vias principais.

Moradores ilhados

A cheia do Rio Doce também alagou casas nos arredores da região, como na Rua Trovador Mariano Coelho. A água invadiu casas e também deixou outros moradores do entorno ilhados. A Defesa Civil de Natal esteve no local e interditou 25 casas.

Saiba Mais: Com vala na estrada coberta, moradores da Zona Norte continuam ilhados

Não muito distante dali, na mesma região, os moradores do Cavaco Chinês, no Conjunto Santa Cecília, no bairro de Pajuçara, também sofreram com alagamentos. Desesperados, a população local abriu uma vala para na RN-304, a Estrada de Genipabu, na tentativa de escoar a água. 

Comunidade na Zona Norte alagada | foto: reprodução/ Emerson Medeiros

Depois disso, a vala aberta pelos moradores foi tapada com areia e, sem ter para onde escorrer, a água continua no bairro, onde o nível da enchente chegou na altura da cintura. O problema na região chega a ser pior porque a estrada de Genipabu é um dos principais acessos a praias do litoral norte potiguar, como a Praia de Genipabu, e também um dos principais trechos que liga Extremoz a Natal. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.