UFRN: greve dos professores acaba e aulas devem voltar segunda (24)
Natal, RN 18 de jul 2024

UFRN: greve dos professores acaba e aulas devem voltar segunda (24)

20 de junho de 2024
3min
UFRN: greve dos professores acaba e aulas devem voltar segunda (24)
Foto: Cícero Oliveira/UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A maioria dos professores da UFRN decidiu, por plebiscito, encerrar a greve da categoria que já durava 59 dias. A consulta online iniciou às 8h desta quarta (19) e encerrou às 17h desta quinta (20). Participaram do plebiscito 1.760 docentes, dos quais 61,48% votaram pelo retorno das atividades, 36,59% pela continuidade do movimento grevista e 1,93% se abstiveram. 

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, a greve realizada pelos docentes da UFRN foi histórica e cumpriu o seu papel. 

“Fizemos um movimento forte, que contou com ampla participação da categoria, e mobilizou toda a nossa universidade. Foi uma greve, inclusive, de caráter pedagógico”, afirmou o dirigente.

Na última terça-feira (18), a diretoria do ADURN-Sindicato já havia se posicionado em nota, orientando a categoria a votar pelo encerramento da paralisação. No documento, a direção do sindicato apontou os motivos pelos quais defendeu esse posicionamento, entre eles: a assinatura do Termo de Acordo pelo PROIFES-Federação, garantindo aos professores e professoras o reajuste linear de 9%, em 2025, e de 3,5%, em 2026, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); o reajuste dos valores dos auxílios alimentação, creche e saúde; e o anúncio feito pelo Governo de R$5,5 bilhões para a consolidação e a expansão das universidades e dos hospitais universitários federais.

Nesta sexta-feira (21), diretoria, conselho de representantes e comando de greve do ADURN-Sindicato se reúnem com a reitoria da UFRN para discutir o ajuste do calendário acadêmico. A expectativa é de que as aulas retornem já na segunda-feira (24).

Antes do plebiscito, a categoria docente havia realizado assembleia na última segunda (17), em que a pauta do dia foi a desfiliação do ADURN junto à Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação).

Os docentes responderam a pergunta:  “Você concorda com a continuidade da discussão sobre a desfiliação do PROIFES-Federação?”. Ao todo, 241 pessoas votaram pela continuidade do debate sobre a desfiliação e 344 decidiram por não continuar. Ainda foram registradas 16 abstenções. Com esse resultado, o ADURN-Sindicato segue filiado ao PROIFES.

No IFRN, greve também acaba

Em Assembleia Geral realizada nesta quinta-feira (20), os servidores do IFRN representados pelo SINASEFE Seção Natal decidiram aprovar as propostas do governo para a reestruturação das carreiras dos técnico-administrativos (TAE) e Ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT). Dos 891 votantes, 528 foram favoráveis à aceitação da proposta, 328 foram contrários e 35 se abstiveram. A categoria condicionou o fim da greve à assinatura do acordo e também apontou que deve constar no documento as propostas que foram apresentadas pelo governo na última mesa, mas não constam ainda no texto enviado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI). 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.