TSE julga recurso de Mineiro sobre mandato federal que Beto Rosado ganhou no tapetão
Natal, RN 30 de abr 2024

TSE julga recurso de Mineiro sobre mandato federal que Beto Rosado ganhou no tapetão

29 de abril de 2019
TSE julga recurso de Mineiro sobre mandato federal que Beto Rosado ganhou no tapetão

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Tribunal Superior Eleitoral marcou para 19h desta segunda-feira (29) o julgamento do recurso especial ajuizado pelo deputado federal eleito Fernando Mineiro (PT) sobre o mandato que, de forma monocrática, o desembargador Jorge Mussi, relator do caso, retirou do petista após a revalidação dos votos do candidato Kerinho, cuja candidatura havia sido impugnada pelo próprio TSE em razão da falta de documentação.

Na pauta desta segunda-feira há 11 processos a serem apreciados pelo pleno do TSE. Se for seguida a ordem que está na pauta, o recurso de Mineiro será o sétimo a ser julgado. O que chama a atenção é que o processo foi pautado de última hora, sem aviso prévio às respectivas defesas, e cria expectativa sobre o resultado, se vai haver debate do mérito ou se o julgamento é apenas para referendar uma decisão polêmica e inédita no país.

Em nota suscinta, Fernando Mineiro afirmou que espera que o mandato dele seja restabelecido:

- Como todos sabem, a decisão monocrática do Ministro Relator alterou a proclamação dos Deputados Federais eleitos para a legislatura 2019/2022. Espero que o desfecho desse caso ocorra neste julgamento de hoje,  com a apreciação dos agravos, para que o plenário do TSE possa conhecer da matéria e restabelecer o mandato que me foi conferido pelas urnas em outubro passado”, disse.

Kerinho obteve 8.990 votos, mas teve o registro eleitoral cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral ainda em setembro, ou seja, ainda durante a campanha eleitoral. A cassação foi mantida por decisão monocrática do ministro Jorge Mussi do TSE. Como o candidato punido não recorreu no prazo legal, a candidatura dele foi impugnada, como reza a legislação eleitoral.

No entanto, somente após as eleições, o candidato alegou que apresentou a documentação no prazo correto, mas por uma "falha" do sistema eletrônico da Justiça Eleitoral o material não teria sido computado nem reconhecido pelo TRE.

O relator do caso aceitou a justificativa. Não há outro caso semelhante no Brasil.

Votação

Mineiro foi o 3º deputado mais votado do Rio Grande do Norte em outubro de 2018, quando obteve expressivos 98.070 votos. Com a validação dos votos, o deputado federal Beto Rosado, que foi apenas 9º candidato mais votado, foi reeleito em razão do coeficiente eleitoral.

Nos bastidores de Brasília, o caso envolvendo Beto Rosado, Kerinho e Fernando Mineiro é conhecido o “o processo de José Agripino”. Isso porque o ex-senador, derrotado nas urnas em 2018, ganha um mandato de presente na Câmara Federal se Rosado aceitar qualquer cargo no governo Jair Bolsonaro. José Agripino é o segundo suplente da coligação.

Uma pequena amostra do que está sendo o início de segundo mandato de Beto Rosado em Brasília foi a polêmica votação sobre a constitucionalidade da Reforma da Previdência, projeto que representa um ataque sem precedentes à aposentadoria e ao futuro dos brasileiros.

Único representante do Rio Grande do Norte na comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Beto Rosado votou a favor da proposta enviada pelo governo Bolsonaro.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.