Dia dos que fazem do Brasil sua sala de aula
Natal, RN 19 de abr 2024

Dia dos que fazem do Brasil sua sala de aula

20 de maio de 2020
Dia dos que fazem do Brasil sua sala de aula

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A pedagogia, que é a ciência da educação, tem como objeto de estudo os métodos e processos de ensino e aprendizagem e atua nas diversas áreas da sociedade. É ela que enquanto ato de amor, como lindamente define Paulo Freire, permite ao povo ampliar seus horizontes e saciar sua fome por saberes.

Foi a paixão pelo ato de semear a esperança nas pessoas e a convicção de que a educação é um instrumento para a transformação do mundo que me levaram a escolher estudar essa ciência. Ouso fazer uma singela homenagem aos meus futuros colegas de profissão com esse artigo.

Hoje é o dia dos inquietos por justiça, dos inimigos da desigualdade, dos obstáculos do Gabinete do Ódio, dos antagonistas da desesperança. Nesse 20 de Maio celebramos o Dia Nacional do Pedagogo, em meio a uma enorme disputa entre ciência x obscurantismo que só reforça a importância daqueles e daquelas que, junto aos educandos, são as lanternas que iluminam os caminhos do povo brasileiro rumo ao tão sonhado progresso.

Ser patriota é, essencialmente, buscar a construção de um Brasil em que todos e todas possam tecê-lo, afinal que lugar seria mais belo do que a junção de todos os nossos sonhos e que pátria seria maior do que a unidade de todas as nossas esperanças? Mas para construir tal feito se necessita de um árduo trabalho: a democratização do conhecimento e o entendimento de que a escola e a universidade são importantes canhões na batalha contra a exclusão social.

Vivemos num país em que se avança um projeto de destruição dos direitos sociais, trabalhistas e humanos. Por isso, a cada dia aguça-se o papel da docência para além do limite dos quatro muros da escola ou da universidade, temos o dever de fazer do Brasil a nossa sala de aula e cada pedaço de chão um território livre da ignorância, livre da disseminação de fake news, livre da anticiência, livre da alienação, livre da ausência de perspectiva. Garantir as condições para a prática docente é, mais do que nunca, impulsionar o avanço democrático e civilizacional da nossa nação.

Viva os pedagogos e pedagogas, que fazem das escolas e universidades o laboratórios que transformam ciência em consciência.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.