MPF “dorme” de novo e Fábio Faria volta a incluir o próprio pai em agenda institucional paga com dinheiro público federal
Natal, RN 16 de jun 2024

MPF “dorme” de novo e Fábio Faria volta a incluir o próprio pai em agenda institucional paga com dinheiro público federal

16 de junho de 2021
MPF “dorme” de novo e Fábio Faria volta a incluir o próprio pai em agenda institucional paga com dinheiro público federal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Já virou motivo de piada e chacota a presença do ex-governador Robinson Faria (PSD) em eventos institucionais organizados pelo ministro das Comunicações Fábio Faria, filho dele, pagos com dinheiro público federal. A mais recente solenidade com a presença de Robinson ocorreu nesta quarta-feira (16), em Mossoró, sob o pretexto da “entrega” da expansão da internet banda larga na região e o lançamento do sinal digital de televisão.

O evento contou com a participação de dois ministros do governo Bolsonaro: Fábio Faria (Comunicações) e João Roma (Cidadania), além de autoridades locais, a exemplo do prefeito de Mossoró Alysson Bezerra (Solidariedade), dos deputados federais bolsonaristas general Girão (PSL), Beto Rosado (PP), João Maia (PL), Benes Leocádio (Republicanos) e Carla Dickson (PROS). Deputados estaduais alinhados também participaram, como Galeno Torquato (PSD) e coronel Azevedo (PSC).

No evento de Mossoró, nenhum convidado das universidades estadual (UERN) e federal do semi-árido (UFERSA), nem qualquer representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Membros do Governo do Rio Grande do Norte também não receberam convite.

Outro detalhe: nenhum outro ex-governador do Estado foi convidado para o evento, à exceção do pai do ministro. Nem mesmo a mossoroense Rosalba Ciarlini (PP), antecessora de Robinson que mora na cidade.

Galeno Torquato, Robinson Faria e Fábio Faria antes da solenidade / Foto: Maricelio Almeida/JORNAL DE FATO:

Robinson Faria é pré-candidato a deputado federal em 2022, mas antes de registrar candidatura precisará reverter no Tribunal Superior Eleitoral a condenação imposta pela Justiça estadual em razão de propaganda ilegal de obras do governo dele realizada num prazo proibido pela legislação brasileira.

Há menos de um mês, em 24 de maio, o ex-governador também participou, com lugar cativo na mesa das autoridades locais, de um evento em Natal promovido, mais uma vez, com recursos públicos pelo ministro das Comunicações Fábio Faria. Na ocasião, o ministro do Turismo Gilson Machado também compareceu e ainda cantou forró para o público. A solenidade foi realizada, segundo o material repassado à imprensa, com o intuito de divulgar a ampliação do programa Wi-fi Brasil e a liberação de recursos para o teleférico de Santa Cruz.

Além de participar dessas cerimônias, Robinson tem feito discursos nos eventos.

A presença do pai do ministro Fábio Faria em eventos oficiais pagos com dinheiro público indica que pelo menos a finalidade das ações vem sendo desvirtuada. Ainda assim, os órgãos de controle e fiscalização do Rio Grande do Norte não têm apurado indícios de desvio de finalidade.

Betinho e o telefone

Recentemente, a agência Saiba Mais publicou uma reportagem mostrando que o ex-deputado federal Betinho Rosado, pai do deputado federal Beto Rosado, está usando um celular, pago com dinheiro público pela Câmara Federal, em benefício particular e também para divulgar fake news contra adversários políticos. Betinho também não tem mandato nem assessora o o filho no Congresso.

A flagrante ilegalidade, comprovada pela própria assessoria da Câmara dos Deputados, não foi capaz de motivar o Ministério Público Federal a abrir procedimento de investigação para apurar o caso.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.