Com educação sob ataque, sessão solene em Natal homenageia 30 entidades, ex-alunos e estudantes em atividade
Natal, RN 27 de mai 2024

Com educação sob ataque, sessão solene em Natal homenageia 30 entidades, ex-alunos e estudantes em atividade

10 de agosto de 2021
Com educação sob ataque, sessão solene em Natal homenageia 30 entidades, ex-alunos e estudantes em atividade

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O vereador Pedro Gorki (PCdoB) realiza a primeira sessão solene do mandato celebrando os estudantes, categoria que o ajudou a chegar a Câmara Municipal como o mais jovem parlamentar da história de Natal. Aos 18 anos, ele aproveita o 11 de agosto para homenagear 30 personalidades, entre ex-alunos e estudantes em atividade.

A cerimônia acontece nesta quarta-feira (11), a partir das 19h, na sede da União Estadual dos Estudantes. A escolha do espaço tem relação com o simbolismo da entidade e também com os protocolos de segurança sanitárias exigidos pela Câmara Municipal.

Gorki é estudante do curso de Pedagogia da UFRN e assumiu como primeiro suplente após a vereadora Júlia Arruda aceitar convite para dirigir a secretaria de Estado de Mulheres, Direitos Humanos, Juventude e Igualdade Racial.

Entre os homenageados estão 16 instituições representativas, a exemplo da UNE, UBES, UMES, a rede de grêmios do IFRN, além de grêmios, centros e diretórios acadêmicos. Outras 14 personalidades que iniciaram trajetória política no movimento estudantil também serão lembradas, entre elas o atual vice-governador Antenor Roberto (PCdoB), o atual secretário de Gestão e Metas do Governo Fernando Mineiro (PT) e a deputada estadual Isolda Dantas (PT). O jornalista Rogério Marques, ex-presidente da UMES e fundador do coletivo Foque, a ex-secretária municipal de Educação de Natal Justina Iva, e a professora do curso de História da UFRN Maria da Conceição Fraga também integram a lista ao lado de outros agraciados.

Pedro presidiu a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas e também é ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes (UBES), maior entidade estudantil da América Latina.

- Nesse momento de tantos ataques às instituições de ensino e ao movimento estudantil, se faz necessária a valorização daqueles que são os guardiões do direito à educação: os estudantes. A sessão solene é um ato de reconhecimento da contribuição histórica dos estudantes natalenses à cidade”, destacou o vereador.

Data histórica 

O dia do estudante é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto. A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos 100 anos de fundação, por D. Pedro I, dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.