Com mais de um mês de campanha, Sesap alerta para baixa vacinação contra influenza e sarampo no RN
Natal, RN 20 de abr 2024

Com mais de um mês de campanha, Sesap alerta para baixa vacinação contra influenza e sarampo no RN

20 de maio de 2022
4min
Com mais de um mês de campanha, Sesap alerta para baixa vacinação contra influenza e sarampo no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Até esta quinta (19), apenas 26% do público alvo para a vacina contra influenza e 30% do público elegível para receber a vacina contra o sarampo, haviam se vacinado no Rio Grande do Norte. As campanhas começaram no dia 04 de abril e a meta é vacinar 90% e 95% do público alvo, respectivamente. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), que fez um alerta para a baixa adesão às campanhas de vacinação.

No caso do sarampo o alvo são as crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos trabalhadores da saúde. O objetivo é vacinar, no mínimo, 95% das 207.896 crianças, porém, até o momento foram aplicadas apenas 63.957 doses.

Já para a influenza a meta é vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde e demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Porém, até o momento, foram aplicadas apenas 338.110 doses da vacina, o que representa 26% do público a ser vacinado.

Também podem se vacinar contra a influenza pessoas com comorbidades, deficiência permanente, forças de segurança e forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros, trabalhadores portuários, funcionários e população do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Os detalhes sobre locais e documentação necessária, estão disponíveis na plataforma Vacina Natal.

Sequelas

SARAMPO: É uma doença infecto contagiosa que pode ser transmitida por gotículas eliminadas pelo espirro ou tosse. O intervalo entre o contágio dos primeiros sintomas é de 12 dias, mas a doença pode ser transmitida antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou nascimento prematuro do feto. Entre as sequelas do sarampo estão as infecções no ouvido (otites) e respiratórias, doenças neurológicas, podendo provocar até cegueira, surdez, retardo no crescimento e redução da capacidade mental.

INFLUENZA: As sequelas mais comuns são pneumonia, sinusite, otite e piora de doenças crônicas que o paciente já tenha, como insuficiência cardíaca, asma e diabetes.

LOCAIS DE VACINAÇÃO:

Via Direta

Domingo a Domingo

✓driver ( exclusivo influenza e sarampo)

09h às 16h

✓pedestre (influenza, sarampo e covid)

09h às 16h

Ginásio Nélio Dias

Domingo a Domingo

(09h às 16 h)

✓driver (exclusivo influenza e sarampo)

✓pedestre ( influenza, sarampo e covid)

Midway Mall

Segunda a sábado (10h às 17h)

Pedestres

2° piso (exclusivo influenza e sarampo)

Partage Norte Shopping

Segunda a sábado (14h às 20h)

Comjol Roberto Freire com funcionamento de segunda a sexta das 09h às 16h, e sábado das 09h às 14h

Todas as salas de vacinação em qualquer unidade básica de saúde com horário de funcionamento das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.

Covid-19

De acordo com a plataforma RN+ Vacina, o Rio Grande do Norte está com uma cobertura de 93% (2.961223 pessoas) de pessoas vacinadas com a 1ª dose ou dose única da vacina contra a covid-19, 84% das pessoas (2.675.547) receberam as duas doses e 48% receberam a 3ª dose (1.545.264). O RN tem uma população-alvo de 3.168.027 pessoas que devem ser vacinadas contra a covid-19.

Pelo sistema de regulação de leitos nos hospitais, a média de pedidos de internação segue a baixa no número de solicitações iniciada em março. Em todo o RN, há 33 leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) disponíveis em todo o Estado, sendo 24 na capital e 9 no interior. Na manhã desta sexta (20), três pacientes aguardam internação. De maneira geral, a média de ocupação de leitos para pacientes em estado grave é de 22% em todo o RN, com uma média mais alta na Região Oeste, que chega a 23%. Desde o início da pandemia, 1.096 pessoas com covid-19 em estado grave, morreram no RN à espera de uma vaga para internação.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.