Até esta quinta (19), apenas 26% do público alvo para a vacina contra influenza e 30% do público elegível para receber a vacina contra o sarampo, haviam se vacinado no Rio Grande do Norte. As campanhas começaram no dia 04 de abril e a meta é vacinar 90% e 95% do público alvo, respectivamente. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), que fez um alerta para a baixa adesão às campanhas de vacinação.
No caso do sarampo o alvo são as crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos trabalhadores da saúde. O objetivo é vacinar, no mínimo, 95% das 207.896 crianças, porém, até o momento foram aplicadas apenas 63.957 doses.
Já para a influenza a meta é vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde e demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Porém, até o momento, foram aplicadas apenas 338.110 doses da vacina, o que representa 26% do público a ser vacinado.
Também podem se vacinar contra a influenza pessoas com comorbidades, deficiência permanente, forças de segurança e forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros, trabalhadores portuários, funcionários e população do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Os detalhes sobre locais e documentação necessária, estão disponíveis na plataforma Vacina Natal.
Sequelas
SARAMPO: É uma doença infecto contagiosa que pode ser transmitida por gotículas eliminadas pelo espirro ou tosse. O intervalo entre o contágio dos primeiros sintomas é de 12 dias, mas a doença pode ser transmitida antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou nascimento prematuro do feto. Entre as sequelas do sarampo estão as infecções no ouvido (otites) e respiratórias, doenças neurológicas, podendo provocar até cegueira, surdez, retardo no crescimento e redução da capacidade mental.
INFLUENZA: As sequelas mais comuns são pneumonia, sinusite, otite e piora de doenças crônicas que o paciente já tenha, como insuficiência cardíaca, asma e diabetes.
LOCAIS DE VACINAÇÃO:
Via Direta
Domingo a Domingo
✓driver ( exclusivo influenza e sarampo)
09h às 16h
✓pedestre (influenza, sarampo e covid)
09h às 16h
Ginásio Nélio Dias
Domingo a Domingo
(09h às 16 h)
✓driver (exclusivo influenza e sarampo)
✓pedestre ( influenza, sarampo e covid)
Midway Mall
Segunda a sábado (10h às 17h)
Pedestres
2° piso (exclusivo influenza e sarampo)
Partage Norte Shopping
Segunda a sábado (14h às 20h)
Comjol Roberto Freire com funcionamento de segunda a sexta das 09h às 16h, e sábado das 09h às 14h
Todas as salas de vacinação em qualquer unidade básica de saúde com horário de funcionamento das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.
Covid-19
De acordo com a plataforma RN+ Vacina, o Rio Grande do Norte está com uma cobertura de 93% (2.961223 pessoas) de pessoas vacinadas com a 1ª dose ou dose única da vacina contra a covid-19, 84% das pessoas (2.675.547) receberam as duas doses e 48% receberam a 3ª dose (1.545.264). O RN tem uma população-alvo de 3.168.027 pessoas que devem ser vacinadas contra a covid-19.
Pelo sistema de regulação de leitos nos hospitais, a média de pedidos de internação segue a baixa no número de solicitações iniciada em março. Em todo o RN, há 33 leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) disponíveis em todo o Estado, sendo 24 na capital e 9 no interior. Na manhã desta sexta (20), três pacientes aguardam internação. De maneira geral, a média de ocupação de leitos para pacientes em estado grave é de 22% em todo o RN, com uma média mais alta na Região Oeste, que chega a 23%. Desde o início da pandemia, 1.096 pessoas com covid-19 em estado grave, morreram no RN à espera de uma vaga para internação.