Prefeito de Natal confirma reajuste de tarifa de ônibus depois de reunião com empresários que recusaram retorno de linhas
Natal, RN 24 de abr 2024

Prefeito de Natal confirma reajuste de tarifa de ônibus depois de reunião com empresários que recusaram retorno de linhas

9 de maio de 2023
Prefeito de Natal confirma reajuste de tarifa de ônibus depois de reunião com empresários que recusaram retorno de linhas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A tarifa de ônibus de Natal, que atualmente é de R$ 3,90 (no cartão) e R$ 4 (em dinheiro) vai passar por um “reajuste importante”, segundo o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos).

O anúncio foi feito durante entrevista à Inter TV logo depois de uma reunião de conciliação realizada nesta segunda (08) entre o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) e representantes do município, na qual os empresários se recusaram a retomar as linhas que foram retiradas de circulação durante e pandemia da covid-19.

O último reajuste na tarifa foi concedido em 2019, quando a passagem passou de R$ 3,65 para os valores atuais. Álvaro Dias não disse de quanto será o reajuste, nem quando será implantado, mas afirmou que é necessário:

Em João Pessoa, está R$ 4,70. Aqui está a R$ 3,90 ainda. Então a solução para o sistema com certeza passa também por um reajuste importante na tarifa”.

O prefeito de Natal afirmou, ainda, que o problema do transporte público de Natal teria se agravado com a pandemia da covid-19, o que teria sido comprovado através de um estudo contratado pelo executivo à Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), mas cujos resultados ainda não foram apresentados pela Prefeitura de Natal.

Parada de ônibus na Avenida Rio Branco, na Cidade Alta, centro de Natal I Foto: Mirella Lopes
Parada de ônibus na Avenida Rio Branco, na Cidade Alta, centro de Natal I Foto: Mirella Lopes

O estudo...

Em agosto de 2022, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) dispensou licitação e fechou um contrato no valor de R$ 526.632,15 com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para a prestação de serviço de consultoria a respeito do transporte público de Natal (RN) durante o período de 120 dias (4 meses).

O contrato prevê a realização de estudos, elaboração de relatórios, apresentação de propostas para o sistema de transporte público e coletivo da capital potiguar, proposta de transição da rede do sistema atual para a rede projetada pela STTU e soluções para o atendimento emergencial das áreas desatendidas, cujas linhas foram devolvidas pelos empresários de ônibus.

A ANTP é uma entidade privada sem fins lucrativos, sediada em São Paulo.

E as linhas?

Durante a pandemia, 22 linhas deixaram de circular sob o argumento de baixa demanda de passageiros: 01A, 01B, 12-14, 13, 18, 20, 23-69, 30A, 31A, 34, 41B, 44, 48, 57, 65, 66, 81, 587, 588 e 592.

Já em março do ano passado, outras quatro linhas também foram tiradas de circulação: 68 (Alvorada – Parque das Dunas), 33B (Planalto – Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão – Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha).

Em maio de 2022, mais duas foram devolvidas: N-17 (Gramoré/Petrópolis) e O-19 (Rodoviária/Ribeira).

Já em abril deste ano, o Seturn tentou tirar quatro linhas do bairro das Rocas (linhas 46, 51, 52, 54 e 56), para encurtar o itinerário dos ônibus, o que só foi evitado pelas manifestações dos moradores.

No mesmo período, os empresários também alteraram o percurso das linhas 37, 105, 51 e 52, que deixaram de passar por alguns bairros. No caso do 51, 52 e 105, operadas pela Via Sul, as linhas saíram da 1° Etapa do Conjunto Pirangi e passaram para o terminal do Serrambi, seguindo um novo itinerário.

E a licitação?

A primeira tentativa de elaborar um edital de licitação do transporte público da capital começou em 2013. Já em 2015, o projeto foi enviado à Câmara Municipal de Natal com 140 emendas.

Por causa de decisões judiciais, o projeto foi modificado em 2016 e, em 2017, duas concorrências foram lançadas nos meses de janeiro e abril, mas deram desertas pela falta de interesse das empresas em atender às exigências feitas à época, que previam a introdução de veículos novos com melhorias como piso baixo, câmbio automático, motor central ou traseiro e ar-condicionado.

Em 2022, a Prefeitura de Natal adiou a licitação do transporte público prevista para março, em julho e agosto. Nenhuma empresa ofereceu proposta para atender às metas estabelecidas no contrato que, como nas anteriores, previa modernização dos ônibus como a instalação de piso baixo, motor traseiro e ar-condicionado.

E as isenções?

Entre 2020 e 2023, os empresários de ônibus que atuam em Natal e na região metropolitana economizaram, pelo menos, R$ 50 milhões com a desoneração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel, segundo dados da Secretaria de Tributação do Estado do Rio Grande do Norte.

A desoneração do imposto começou de maneira parcial ainda em julho de 2020, no contexto da pandemia da covid-19, o que permitiu aos empresários do setor de transporte coletivo uma economia de R$ 2,1 milhões. A contrapartida exigida pelo Governo do Estado foi que os empresários não reajustassem o valor da tarifa cobrada aos usuários do transporte e mantivesse a linha 588 (o circular da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte) em funcionamento.

Já em 2021 e 2022 a isenção de ICMS sobre o óleo diesel passou a ser total (100%), resultando numa economia de mais R$ 32 milhões (sendo R$ 16 milhões de cada ano). Para 2023, está prevista a renovação da isenção até 31 de dezembro, o que permitiria aos empresários do setor a economia de mais R$ 16 milhões.

Mas, além do benefício de ICMS, os empresários de ônibus de Natal também contaram com desoneração de 50% do ISS (Imposto Sobre Serviços) entre julho e dezembro de 2020.

Já em 2021, o setor passou a ter isenção de 100% do imposto. O benefício foi renovado em 2022 e a isenção será mantida até dezembro deste ano.

Em 2020, quando havia apenas desoneração de 50% do ISS, a Procuradoria do Município calculou que o benefício resultaria numa economia de R$ 400 mil por mês para os empresários.

A contrapartida exigida pela Prefeitura de Natal foi a manutenção do valor da tarifa (R$ 4 com pagamento em dinheiro e R$ 3,90 para pagamento com o cartão Natalcard) e das linhas de ônibus.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.