Natal terá 35 locais de votação para escolha de conselheiros tutelares
Natal, RN 1 de mar 2024

Natal terá 35 locais de votação para escolha de conselheiros tutelares

18 de setembro de 2023
4min
Natal terá 35 locais de votação para escolha de conselheiros tutelares

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No dia 1º de outubro será realizada, em todo o país, a eleição dos conselheiros tutelares que vão ocupar o cargo no quadriênio que vai de 2024 a 2028. Em Natal, foram definidos 35 locais de votação que contarão com apoio da Justiça Eleitoral.

O voto para a escolha dos conselheiros tutelares é direto, secreto e facultativo. Porém, é importante a participação de todos já que são os conselheiros que vão zelar pelos direitos das e atuar na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Eles podem ser acionados por qualquer pessoa sempre que houver alguma ameaça ou violação, seja pela sociedade, Estado, pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta.

"São várias etapas. Chegou a hora da campanha eleitoral para o processo de escolha. Os conselheiros tutelares são acionadores de toda a rede de proteção. Portanto, façam uma escolha responsável. No dia 01 de outubro se lembrem de que para votar, em apenas um candidato, a pessoa tem que estar com o título regularizado até 30 de junho de 2023 e para o dia da votação pode votar com qualquer documento de identificação com foto", reforça Cristiano Manoel, presidente da Comissão Especial do Processo de Escolha do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal/RN (Comdica/Natal).

Em 2023, 41 candidatos foram aprovados no exame de seleção. Eles têm até o dia 29 de setembro par fazer a campanha eleitoral. Na eleição, serão escolhidos 20 membros titulares (cinco para cada uma das quatro regiões administrativas da cidade). Os suplentes serão nomeados para possível convocação por necessidade de substituição dos titulares. Os escolhidos passarão por um curso de formação com frequência obrigatória, carga horária mínima de 40 horas e presença mínima de 85%.

Serviço

Eleição Conselheiros Tutelares

Dia: 1º de outubro

Horário: 8h às 17h

Confira os locais de votação:

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.