Evento no RN celebra Dia Internacional da África nesta quinta, 23
Natal, RN 19 de jun 2024

Evento no RN celebra Dia Internacional da África nesta quinta, 23

22 de maio de 2024
5min
Evento no RN celebra Dia Internacional da África nesta quinta, 23
I Conferência de Migração no RN, realizada neste ano, foi um dos incentivos para realizar o Dia Mundial da África na Escola do Governo. Foto: Carmem Félix

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Dia Internacional da África é celebrado na data de 25 de maio. Em comemoração, nesta semana, mais precisamente na quinta-feira, 23, acontece a atividade “África, berço da humanidade”, no mini auditório da Escola do Governo, localizada no Centro Administrativo do Estado, em Natal. A programação acontece das 9h às 16h45, e as inscrições serão realizadas no local, sendo destinadas também ao público que tiver interesse em participar.

O evento é uma iniciativa da Associação dos Estudantes Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que fazem parte do programa PEC-G, responsável por promover a oportunidade de estudantes de outros países a estudarem em universidades brasileiras. A iniciativa conta com a parceria do governo do estado e do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM/RN).

Crys Frydo, presidente da Associação dos Estudantes Africanos da UFRN, ressalta o significado da celebração para a população africana que vive no RN.

“O Dia da África, celebrado no dia 25 de maio, pra gente é uma dia que tem uma importância significativa, tanto para os estudantes africanos que estudam na UFRN, quanto para os demais integrantes da comunidade africana que vivem aqui no Rio Grande do Norte. Essa data é um marco à celebração da nossa cultura, nossa história e nossas contribuições sendo africanos aqui no Brasil.”

Além disso, Frydo afirma que esse é, também, um momento de reafirmação da identidade africana. 

“Celebrar o Dia da África representa um momento de reafirmação da nossa identidade. Essa celebração fortalece nossos laços e ajuda a gente, também, a promover a solidariedade”, ressalta.

A iniciativa de comemorar a Semana da África, além de ter importância para a população africana que vive no RN, também é importante para sensibilizar a sociedade, defende Frydo.

“Para a sociedade, também é muito importante considerar esse Dia da África, porque é uma oportunidade de educar e de sensibilizar também sobre a diversidade, e mostrar para o povo brasileiro os desafios que a gente acaba enfrentando aqui no Brasil. Debater esse assunto é crucial para o governo incentivar e mobilizar o povo a participar do evento. Isso acaba valorizando, também, a diversidade cultural, o que eu acho que é especialmente relevante em um país como o Brasil, que tem raízes africanas em sua formação histórica e da cultura brasileira também.”

O presidente do CERAM/RN, Thales Dantas, também ressalta a importância do debate que a iniciativa pode proporcionar.

“O evento traz a importância de não apenas falar da história africana, mas principalmente falar dos problemas e desafios atuais dos africanos aqui no Brasil, mas também lá no continente africano”, afirma.

Haverá, inclusive, o intercâmbio entre brasileiros e a população africana que vive no RN, explica Dantas.

“Nós convidamos e vão estar presentes alguns representantes da comunidade da África, que fica aqui em Natal, no bairro da Redinha, que também vão realizar uma apresentação cultural. Então vai ser muito bacana essa integração entre o potiguar e o africano. São sete nacionalidades africanas que vão estar presentes – –, interagindo com os brasileiros com os residentes”

Dantas ainda explica o motivo do evento, que tradicionalmente é realizado na própria UFRN, ocupar a Escola do Governo neste ano.

“Historicamente esse evento sempre foi produzido dentro da universidade, para a universidade. Então o principal objetivo fazendo na Escola do Governo é essa democratização e principalmente essa divulgação de que, sim, existe o continente africano e de que a África não é somente a história mas ela é, também, a atualidade. O Dia da África representa nosso passado, presente e futuro. A gente não consegue hoje ver o futuro do RN e do Brasil sem pensar no continente africano e nas pessoas que vivem nele e estão morando aqui.”

Confira abaixo a programação

Serviço

O quê? Atividade da Semana da África com o tema “África, berço da humanidade”;

Quando? 23 de maio de 2024 (quinta-feira), das 9h às 16h45;

Onde? Mini auditório da Escola do Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal-RN.

Inscrições no local.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.