Artistas de Natal reivindicam pagamento de cachês em ato nesta quinta
Natal, RN 19 de jun 2024

Artistas de Natal reivindicam pagamento de cachês em ato nesta quinta

11 de junho de 2024
4min
Artistas de Natal reivindicam pagamento de cachês em ato nesta quinta
Foto: Rennê Carvalho

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os trabalhadores da arte em Natal têm denunciado não receber, desde o ano passado, o pagamento de cachês por trabalhos realizados nas festividades de arte e cultura promovidas pelo município. Por isso, a classe artística da capital potiguar vai se reunir em um ato nesta quinta-feira, 13, em frente a Prefeitura de Natal, às 10h30.

A decisão do protesto surge após, na última quinta-feira, 06, os artistas natalenses terem se reunido no Bardallos, localizado na Cidade Alta, para discutir o não pagamento dos cachês referentes a eventos como Natal em Natal, Réveillon e Carnaval.

A espera de meses para receber o pagamento dos cachês é a realidade de vários artistas em Natal, como é o caso da cantora e compositora Cida Lobo, que não recebeu o pagamento pelo trabalho realizado na Feira Literária do Beco da Lama (FliBeco), que aconteceu em outubro do ano passado, e nem do carnaval deste ano.

Saiba mais - Artistas de Natal denunciam que não recebem cachês desde o ano passado

Durante o ato desta quinta, 13, será entregue uma carta assinada pelos artistas, direcionada ao prefeito Álvaro Dias (Republicanos), exigindo o pagamento de todos os cachês devidos.

Foto: divulgação

Segundo a vereadora Brisa Bracchi, que preside a Frente Parlamentar de Cultura na Câmara Municipal de Natal, já são mais de 23 milhões de reais na fila de pagamento.

“É um completo descaso. Não dá pra normalizar o que está acontecendo. O Prefeito precisa entender que a cultura movimenta a economia da cidade. Vamos tomar todas as providências cabíveis para reverter essa situação", afirmou a vereadora, explicando que a grande maioria do valor da dívida é destinado a quitar cachês de artistas que já se apresentaram.

“É um descaso completo, que infelizmente vem do gabinete do prefeito, que acha normal não repassar o orçamento da cultura, não pagar os artistas da nossa cidade e, mais uma vez, desestruturar a política cultural”, declarou Bracchi.

A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT)/Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE) não tem respondido os questionamentos sobre o atraso no pagamento dos cachês dos artistas de Natal que a Agência Saiba Mais tem realizado. O espaço segue aberto para manifestação. 

Ato será acompanhado de show

O ato desta quinta, 13, será acompanhado por apresentações culturais. Confira abaixo os nomes confirmados que foram repassados para a Agência Saiba Mais.

Cida Lobo
Babá Cláudio
Edinho Oliveira
Preta Soul
Tiquinha Rodrigues
Leão Neto
João Vitor Holanda
Guga - Tvkills
Jeferson Galdino
Gracinha
Gilberto Cabral
Bruna Silva

Convite

O trombonista, compositor e arranjador Gilberto Cabral ressalta que o ato show é "a melhor forma de mostrar o quanto estamos indignados com a falta de compromisso com a cultura e também com toda classe artística", como afirmou em declaração à Agência Saiba Mais. Confira abaixo convite enviado pelo artista:

Vídeo: cedido

Ainda pensando em aumentar a visibilidade e melhorar a mobilização para o ato, artistas se reúnem nesta terça, 11, a partir das 14h, para gravar um material em vídeo. A gravação irá ocorrer no Beco da Lama, na Cidade Alta, em Natal, e será de artistas, produtores e fazedores de cultura em geral, que estarão realizando um chamamento coletivo para divulgar a causa.

Matéria atualizada às 12h27 do dia 11/06/2024.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.