Vereadores denunciam suspensão de emendas para festas juninas em Natal
Natal, RN 15 de jul 2024

Vereadores denunciam suspensão de emendas para festas juninas em Natal

13 de junho de 2024
4min
Vereadores denunciam suspensão de emendas para festas juninas em Natal
Pastoril de Cabaceiras I Foto: João Maria Alves

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O pagamento de todas as emendas dos vereadores da Câmara Municipal de Natal foi suspenso pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos). Como parte dessa verba seria aplicada no financiamento das festas de São João nos bairros da cidade, já que o Executivo não organizou nenhum evento com programação oficial para o período junino, os organizadores desses arraiás já não sabem mais se as festas ainda irão acontecer.

Daniel Valença I Foto: Elpídio Júnior
Daniel Valença I Foto: Elpídio Júnior

O prefeito que deu calote em artistas da cidade, agora quer, também, dar calote no conjunto do Poder Legislativo ao suspender o pagamento das emendas. O mais grave é que, como Álvaro Dias não organizou nenhuma programação de São João em Natal, o que ocorreria de arraiás seria, em regra, com recursos de emendas parlamentares. Ou seja, a gestão de Álvaro Dias fará de Natal a única capital do Nordeste sem São João”, denuncia o vereador Daniel Valença (PT).

A vereadora Brisa Bracchi (PT) também criticou em público a suspensão do pagamento das emendas destinadas à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) durante pronunciamento, no plenário da Câmara de Vereadores, na tarde desta quinta (13).

É um absurdo! Como é que pode, depois de mais de 30 anos, a nossa cidade que todo ano tem um edital de apoio aos arraiás e quadrilhas, pela primeira vez na história, não vai ter?”, questiona Brisa.

risa Bracchi, durante sessão desta quinta (13) I Imagem: reprodução Câmara Municipal

Além disso, ainda quer impedir que os vereadores possam contribuir com os arraiás, com os festejos juninos, através das emendas parlamentares quando a própria prefeitura não anuncia uma programação oficial de São João a essa altura do mês! Eu arrisco a dizer que somos a única capital do Nordeste que não tem uma programação oficial”, acrescentou Brisa.

Artistas e profissionais que atuam na Cultura da capital potiguar fizeram um protesto na frente da Prefeitura do Natal, na manhã de hoje. Eles cobram o pagamento de cachês de trabalhos realizados para o município, como o Natal em Natal, Réveillon e Carnaval, que está em atraso desde o ano passado.

Sessões vazias

A suspensão do pagamento das emendas foi criticada até por vereadores que costumam fazer parte da base da situação do prefeito Álvaro Dias.

O prefeito vem desrespeitando a Câmara Municipal de Natal e a gente tem que se unir, os 29 vereadores, para se posicionar contra esse absurdo que a prefeitura tá fazendo em vetar, suspender emendas impositivas dos vereadores, que é algo constitucional, que alocamos, que nos comprometemos com as comunidades. Já que não se vai fazer São João através da prefeitura, as emedas impositivas dos vereadores são uma forma de colaborar com o São João nas comunidades e bairros. Essa não é uma pauta da oposição, situação ou independentes, mas da Câmara Municipal”, comentou Luciano Nascimento (PSD).

Com o plenário vazio pelo segundo dia consecutivo, a sessão de hoje foi encerrada por falta de quórum.

Mesa Diretora vazia na sessão desta quarta (12) I  Imagem: reprodução Câmara Municipal
Mesa Diretora vazia na sessão desta quarta (12) I Imagem: reprodução Câmara Municipal

O outro lado

A Agência Saiba Mais tentou contato com a assessoria de imprensa do prefeito Álvaro Dias para saber sobre a suspensão do pagamento das emendas dos vereadores, além do atraso no pagamento dos cachês dos artistas, mas nós não obtivemos retorno até a publicação desta matéria.

Saiba +
Artistas de Natal reivindicam pagamento de cachês em ato nesta quinta

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.