Projeto Africores recebe prêmio do programa Periferia Viva
Natal, RN 18 de jun 2026

Projeto Africores recebe prêmio do programa Periferia Viva

29 de novembro de 2024
4min
Projeto Africores recebe prêmio do programa Periferia Viva
O Africores é um projeto sociocultural que oferece atividades formativas, através da cultura hip hop para crianças e adolescentes da comunidade da África na Redinha em Natal/RN. | foto: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Na tarde desta quinta-feira (28), o presidente Lula participou do lançamento do programa Periferia Viva, que promove a urbanização de favelas brasileiras com mais de 30 políticas públicas pactuadas entre os ministérios e diversos estados contemplados. O Rio Grande do Norte é um dos estados contemplados pelo programa e o Projeto “Africores”, da Comunidade da África, na Redinha, representou o RN no evento. 

Em paralelo à cerimônia de lançamento, aconteceu a cerimônia da segunda edição do Prêmio Periferia Viva, que premiou 178 iniciativas periféricas de todo o país , incluindo o projeto “Africores”, do movimento cultural Nossos Valores, que leva arte, hiphop e lazer para crianças, jovens e adultos da Comunidade da África, na Zona Norte de Natal. 

Silmara Rodrigues, Gestora do Projeto, explicou para Agência Saiba Mais, da importância da premiação e do reconhecimento recebido pela iniciativa que transforma a vida através do hip hop. Para Silmara, receber esse prêmio impulsiona e fortalece o trabalho realizado pelo projeto na comunidade.

O Prêmio Periferia Viva impulsiona e fortalece o trabalho que estamos realizando na comunidade da África. Além do aporte financeiro, que servirá para melhorar a estrutura física da nossa sede, também reconhece a importância de iniciativas periféricas que transformam vidas através da cultura hip hop”, contou. 

Aproveitando a estadia em Brasília, o projeto também vai participar do Seminário Internacional do HipHop, contou Silmara.

O Periferia Viva é um programa de urbanização de favelas com foco em quatro eixos, sendo: Infraestrutura urbana; Equipamentos sociais; Fortalecimento social e comunitário; e Inovação, tecnologia e oportunidades. No total, são mais de 30 políticas pactuadas com a visão de um acréscimo de investimentos nas periferias, entre convênio com a ONU e IBGE, o Projeto Cep para Todos e contratos para regularizações fundiárias.

Africores 

Já o “Africores” é um projeto que leva a cultura do hiphop para a Comunidade, como forma de educar e resistir essa população, que é esquecida pelo poder público, assim como o resto da Zona Norte de Natal. O projeto tem até trabalhos voluntários que são reconhecidos pelo Ministério da Cultura. 

“O Africores realiza formação na área do graffiti, break  e tranças afro para 45 crianças, adolescentes e mães  da comunidade. O nosso maior desafio é a captação de recursos para desenvolver as atividades.”, pontua o coordenador. “Problemas estes enfrentando por várias iniciativas semelhantes a nossa. Nossas atividades acontecem na nossa sede, que fica localizada na Travessa Gameleira, 20, na comunidade da África, na Redinha”, explicou Miguel Carcará, rapper, artista do grafitti, pedagogo, educador popular e coordenador do projeto.

As atividades da iniciativa têm dois meses de formação e acontecem de segunda a quinta, das 14 às 17h, na Comunidade da África. Aos sábados, as oficinas de dança acontecem das 14h às 16h.

Saiba mais : Projeto Africores leva hiphop para Comunidade da África na ZN de Natal

Periferia Viva

Algumas medidas do programa do Governo Federal é a Regularização Fundiária e a Melhoria Habitacional. Para isso, o governo vai contratar 15.097 unidades (regularização fundiária) e mais 4.285 unidades para Melhoria Habitacional, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ao todo, 1.558 famílias dos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara e Felipe Camarão, em Natal, serão contempladas. O investimento, só para Natal, é de mais de R$ 6 milhões.

Entenda: Natal terá mais de R$ 6 milhões para programa habitacional

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.