Criminalidade recua no RN, mas violência contra a mulher segue em curva ascendente
Entre janeiro e agosto de 2025, os registros de violência contra a mulher aumentaram no Rio Grande do Norte, ao mesmo tempo em que os crimes de roubo tiveram queda significativa no estado. Os dados foram divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
De acordo com os números, os casos de violência doméstica e de gênero, com base na Lei Maria da Penha, subiram de 11.156 em 2024 para 11.665 em 2025, uma alta de 4,6%. Entre as ocorrências que mais cresceram estão calúnia (66,7%), difamação (37,9%) e violência psicológica contra a mulher (35,6%). Também chamam atenção os aumentos de perseguição, conhecido como stalking (29,9%), e de injúria (11,6%).
Já as quedas foram registradas em descumprimento de medidas protetivas (-7,4%), estupro de vulnerável (-8,2%), estupro (-4%), importunação sexual (-5,2%) e feminicídio (-7,7%).

Na contramão da violência contra a mulher, os crimes de roubo tiveram diminuição em diferentes modalidades. Os assaltos a ônibus em Natal caíram 27%: foram 100 ocorrências entre janeiro e agosto de 2024 contra 73 no mesmo período de 2025.
Os roubos em via pública também apresentaram redução expressiva, de 33,8%, passando de 5.674 registros em 2024 para 3.759 em 2025 em todo o estado. Os assaltos a residências diminuíram 35,7%, saindo de 596 casos para 383. Já os roubos a estabelecimentos comerciais caíram de 527 para 355 ocorrências, uma queda de 32,6%.
Segundo a Sesed, após a consolidação, os dados produzidos pela COINE são compartilhados com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com o Ministério Público Estadual (MPRN).
SAIBA+
Violência contra mulheres: estudo inédito revela falha entre saúde e segurança no RN
Mulher é espancada com mais de 60 socos pelo namorado em Natal