Governo Fátima lança edital para agricultura familiar no Diba
Natal, RN 5 de jun 2026

Governo Fátima lança edital para agricultura familiar no Diba

26 de dezembro de 2025
2min
Governo Fátima lança edital para agricultura familiar no Diba
MST cobra assentamento para 100 famílias que aguardam há 12 anos o repasse de terras no Distrito de Irrigação do Baixo Açu (Diba) - Foto: MST

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O governo do estado publicou na quarta-feira (24) a chamada pública que vai selecionar as famílias agricultoras interessadas interessadas em adquirir lotes irrigáveis no Projeto de Irrigação Osvaldo Amorim – Baixo Açu (Diba), em Afonso Bezerra.

As áreas disponíveis para o processo seletivo possuem 400 hectares irrigáveis, com 100 lotes agrícolas familiares, cada um possuindo uma área aproximada de 3,8 hectares. Todos os lotes destinam-se exclusivamente à agricultura irrigada, podendo estar consorciada com a agropecuária e agroindústria. 

As inscrições ocorrerão de forma presencial no escritório local da EMATER do município de Alto do Rodrigues, de 26 de janeiro de a 2 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h. 

Para poder participar, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir sanidade mental e bons antecedentes criminais, além de se enquadrar em situação de vulnerabilidade social. 

O Perímetro Irrigado Osvaldo Amorim – Baixo Açu está localizado nas microrregiões do Vale do Açu e Angicos, entre os municípios de Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra. Há 12 anos, 100 famílias aguardam o repasse de terras no local, e já produzem uma variedade de alimentos, como banana, macaxeira, feijão e batata. 

Em 1º de dezembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez um protesto na RN-118 para cobrar o assentamento das famílias. O anúncio do Governo do Estado acerca do edital gerou reação do agronegócio potiguar, que criticou o Executivo. 

Para a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), a eventual destinação de áreas do distrito ao MST pode comprometer a segurança jurídica, elevar custos operacionais e desestimular novos investimentos no perímetro irrigado. Para o MST, porém, a presença do movimento no Diba é sinônimo de produção de alimentos limpos, sem agrotóxicos; cerca de 70 pessoas — das 100 — já produzem dentro da área.

Confira o edital:

Saiba Mais

Alvo de críticas do agro, MST produz variedades de alimentos no Baixo Açu

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.