Edifício Master: as histórias de Esther, Alessandra e Antônio Carlos, e também as minhas e suas
Natal, RN 20 de abr 2024

Edifício Master: as histórias de Esther, Alessandra e Antônio Carlos, e também as minhas e suas

17 de agosto de 2018
Edifício Master: as histórias de Esther, Alessandra e Antônio Carlos, e também as minhas e suas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Esses dias eu revi Edifício Master, do Eduardo Coutinho. Sempre que vejo esse filme tenho ainda mais certeza da grandeza deste mundo, embora desconheça os outros. E tenho ainda mais certeza da força das boas histórias. Qualquer pessoa tem uma história para contar. Em alguns casos, histórias. Em Edifício Master isso se mostra de maneira mais viva e até mesmo assombrosa.

O documentário acompanha a rotina dos moradores do prédio e são eles mesmos que contam suas histórias de vida. Edifício Master é um filme sobre a vida, com todas as implicações e desafios que ela possa ter. Não é sobre felicidade, é sobre a real busca por ela. Entre decepções, alegrias, derrotas e vitórias o Edifício surge com seus corredores estreitos e apartamentos simples para amparar essa multidão de quinhentos desconhecidos.

Os depoimentos se completam e traçam um perfil diferente do que se pode pensar a princípio sobre moradores de Copacabana, cartão postal que já ultrapassou fronteiras cariocas. Nem todos são felizes, nem todos se conhecem e nem todos têm grandes perspectivas sobre o bairro. “Aqui a gente só sabe que alguém morreu quando ela some”, desabafa o “intruso” natural da Zona Norte da cidade.

“A solidão machuca muito”, é o que conta a ex-costureira da alta sociedade Esther, uma senhora simpática e vaidosa que pensou em se atirar do Master após um assalto, mas que reencontrou a felicidade no companheirismo do namorado. A solidão também faz parte da rotina do aposentado Henrique. Viúvo e com os filhos morando nos estados unidos, o militar se apropriou da música My Way como lema de sua vida. Todos os sábados, ele lembra aos vizinhos que ainda está vivo, cantando My Way, com toda a certeza de que existe sim um caminho.

Já Antônio Carlos se descreve como um sujeito tímido, gago e emocional. Suas lágrimas de emoção ao lembrar-se de uma gentileza feita por um ex-patrão não são apenas de alguém sentimental, mas de quem tem muito a dizer ainda, de alguém que precisa compartilhar esses sentimentos. “O homem não chora, mas eu sinto muita falta de chorar”, desabafa Antônio Carlos para alívio de sua alma e de seus olhos marejados.

Um dos depoimentos mais verdadeiros de “Edifício Master” é feito por uma mentirosa assumida. Ela avisa ao próprio Eduardo Coutinho que mente muito bem, mas que não mentiu na conversa, porque é uma mentirosa verdadeira. Essa é Alessandra uma jovem de vinte e poucos anos que desnuda sua vida diante da câmera, com uma simplicidade espantosa. A infância que não teve, o pai autoritário, a gravidez na adolescência, e o trabalho como prostituta. Tudo isso é tratado com naturalidade pela sonhadora e simpática Alessandra que diz ainda não temer a morte, “se eu morrer, eu vou é ser feliz”. E quem não quer ser feliz?

Nem todos têm a coragem de Alessandra, a emoção de Antônio Carlos ou a confiança de Esther, mas a identificação com as personagens de Edifício Master é quase imediata. Um mergulho na alma dessas pessoas e também nas nossas. Tudo isso, em um mundo de doze andares, 276 apartamentos e quinhentos habitantes.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.