Qual é mesmo o tamanho do MDB no RN ?
Natal, RN 26 de abr 2024

Qual é mesmo o tamanho do MDB no RN ?

20 de fevereiro de 2022
3min
Qual é mesmo o tamanho do MDB no RN ?

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O MDB no Rio Grande do Norte é a família Alves, que desde os anos 60 influenciam os rumos políticos do estado, elegendo governadores, senadores, presidentes da Câmara Federal e do Senado Federal, prefeito da capital, deputados federais e estaduais; ministros de Estado e membros do Tribunal de Contas.

O início da trajetória política da família Alves se deu em 1961 com a eleição de Aluízio Alves como governador do Rio Grande do Norte, alternando o comando político do estado com a família Maia.

A inflexão se dá a partir de 2002 quando a família racha com Carlos Eduardo Alves, então vice-prefeito de Natal, junto com seu pai, Agnelo Alves, na época prefeito de Parnamirim, rompem com Garibaldi e Henrique Alves e passam a apoiar para o Governo do Estado Wilma de Faria, herdando o comando da prefeitura de Natal.

É a partir desse momento que se analisa qual MDB/Alves tem densidade eleitoral no Rio Grande do Norte.

A última vez que um Alves governou o estado foi Garibaldi, há 20 anos (1995 à 2002), que tentou voltar ao governo em 2006 e foi derrotado por Wilma de Faria. Já Henrique Alves reunificou a família em 2014, construiu uma gigante frente política com Alves e Maia no mesmo palanque e foi derrotado por Robinson Faria.

Carlos Eduardo Alves, herdando a prefeitura de Natal em 2003, já governou a capital do estado por 3 mandatos e é reconhecido por muitos como o grande eleitor da capital, indo ao 2º turno na eleição pra governador em 2018. Na eleição para a Prefeitura de Natal em 2020, indicou Aíla Maria Ramalho Cortez, prima de sua esposa, Andrea Ramalho, candidata a vice-prefeita de Alvaro Dias, demostrando que tem força política.

Hoje o MDB no Rio Grande do Norte administra 38 prefeituras, com a maior cidade sendo São José do Mipibu, com pouco mais de 44 mil habitantes, governada pelo prefeito José Figuerêdo, ligado politicamente a família Dantas.

Dessas 38 administrações municipais, o PT compõe com 4 vice-prefeitos, e participa de mais 3 governos, totalizando 7 cidades MDBistas parceiras do partido da governadora Fátima.

O MDB vive hoje a dificuldade de formar chapas de deputado federal e deputado estadual, precisando escalar o ex-senador Garibaldi para ser candidato no lugar do próprio filho, como o objetivo de isolar o primo Henrique Alves, que também deseja ser candidato a deputado federal. Já Walter Alves será candidato a deputado estadual, no sonho (sem combinar com os russos) de presidir a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O MDB no Rio Grande do Norte hoje é força auxiliar dos grupos que disputam o protagonismo político, é instrumento de sobrevivência de parte da família Alves.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.