CIDADANIA

Covid-19: Sesap libera segunda dose de reforço (D4) para população acima de 40 anos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota recomendando a todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte a aplicação imediata da segunda dose de reforço (D4) contra a Covid-19 para toda a população acima de 40 anos de idade. Para isso, é preciso ter tomado a D3 há, pelo menos, quatro meses.

A recomendação é utilizar os imunizantes da Jansen, Astrazeneca ou Pfizer. A decisão foi pactuada na Câmara Técnica das Vacinas, ainda na sexta-feira (17).

Diante do cenário epidemiológico da pandemia e considerando que a efetividade das vacinas tem demonstrado redução na proteção com o passar do tempo, especialmente em faixas etárias mais avançadas, orientamos a aplicação da segunda dose de reforço a fim de garantir a proteção ampliada em toda a população acima dos 40 anos”, explicou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Até a manhã desta segunda (20), de acordo com o portal RN+ Vacina, o Rio Grande do Norte contabilizava 50% do público-alvo vacinado com a primeira dose de reforço (R1), o que representa 1.602.995 pessoas com as três doses da vacina contra a Covid-19. Já com a quarta dose, o RN soma 262.461 pessoas ou 8% do público-alvo.

Atualmente, o segundo reforço da vacina contra a covid-19 já é disponibilizada para idosos, profissionais de saúde e  imunossuprimidos, mas agora passa a ser, também, para a população geral acima dos 40 anos de idade.

No caso de Natal, a secretaria municipal de Saúde já havia liberado a aplicação da segunda dose de reforço para a população acima dos 40 anos desde o dia 04 deste mês. Os detalhes sobre os locais e horários de vacinação na capital, além dos pontos de testagem, estão disponíveis na plataforma: https://vacina.natal.rn.gov.br/

Kelly Lima coordenadora de vigilância em saúde da Sesap
Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo