Região metropolitana de Natal tem mais pacientes na fila de espera do que vagas em leitos clínicos
Natal, RN 19 de abr 2024

Região metropolitana de Natal tem mais pacientes na fila de espera do que vagas em leitos clínicos

15 de junho de 2022
3min
Região metropolitana de Natal tem mais pacientes na fila de espera do que vagas em leitos clínicos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Até o final da manhã desta quarta (15), a região metropolitana de Natal tinha um total de 16 pacientes na fila de espera por um leito clínico e 14 vagas disponíveis. No interior do Estado a situação é mais confortável, já que há 24 leitos disponíveis e nenhum paciente aguardando. Em todo o Rio Grande do Norte, o Regula RN, o sistema eletrônico de regulação dos leitos, mostra que 52% (38 vagas) dos leitos clínicos estão disponíveis e 23% está ocupado (17 vagas). Os leitos clínicos são usados por pacientes com covid-19 em estado menos grave e que não precisam de internação em UTI.

Já em relação aos leitos críticos (semi-intensivos e UTI's), a ocupação geral no RN chega a 54%, sobe para 56% na região metropolitana de Natal e baixa para 44% na região Oeste. Em Natal, o Hospital Infantil Maria Alice Fernandes (1 UTI) apresenta ocupação de 100% das vagas e no Hospital Giselda Trigueiro (16 UTI's ocupadas/ 1 disponível), 95% dos leitos já estão ocupados.

Apenas nas últimas 24 horas, foram registrados 667 casos confirmados de covid-19 em todo o RN. Essa média diária era de 96 casos há 15 dias. O aumento na procura por internação está dentro do que é esperado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que planeja a reabertura de leitos diante da possibilidade de chegada de uma quarta onda de covid-19 ao Rio Grande do Norte.

Ao todo, o RN acumula desde o início da pandemia um total de 513.195 casos confirmados, 1.774 casos suspeitos e 5.580 casos em acompanhamento. A Sesap já contabiliza 8.221 mortes em decorrência da doença e investiga 1.370 óbitos suspeitos.

O Governo do Estado e a a prefeitura de Natal voltaram a recomendar o uso de máscara de proteção à covid-19, principalmente, em locais fechados e no transporte público coletivo. O relaxamento de medidas de prevenção como o uso da máscara, juntamente com o atraso na vacinação, são apontadas como as principais causas do retorno do aumento de casos não só no Estado, mas em todo o país.

De acordo com o sistema RN+ Vacina, plataforma criada para acompanhar todo o processo de vacinação, 93% das pessoas o Rio Grande do Norte (92.970.792 pessoas) se vacinaram com a primeira dose (D1) ou dose única, 85% do público (2.701.314 pessoas) tomou as duas doses (D2) e está com o esquema vacinal completo, 50% (1.597.654 pessoas) tomou a terceira dose (D3) ou dose de reforço e apenas 7% (249.834 pessoas) tomou a segunda dose de reforço (D4). Até agora, já são 255.142 pessoas com a vacinação atrasada.

Na capital, os detalhes sobre vacinação, como locais e horários, você encontra na plataforma https://vacina.natal.rn.gov.br/ .

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.