Eleições 2022: 45 mil pessoas vão às urnas em Lisboa, a cidade fora do Brasil com mais eleitores brasileiros
Natal, RN 13 de jun 2024

Eleições 2022: 45 mil pessoas vão às urnas em Lisboa, a cidade fora do Brasil com mais eleitores brasileiros

2 de outubro de 2022
4min
Eleições 2022: 45 mil pessoas vão às urnas em Lisboa, a cidade fora do Brasil com mais eleitores brasileiros

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Cledivânia Pereira

O número de brasileiros aptos a votar fora do Brasil nas eleições presidenciais bateu recorde em 2022. Mais de 697 mil pessoas que moram em outros países pediram regularização ao Tribunal Superior Eleitoral para participarem da escolha dos cargos de presidente e vice-presidente da República. Esse número de eleitores é 39,21% maior que os dados registrados em 2018.

Os eleitores estão espalhados em 181 cidades diferentes e, pela primeira vez, Lisboa é a cidade fora do País com maior número de eleitores aptos a votar. Para este ano, são 45.273 eleitores inscritos, um aumento de 113% em relação a 2018, acompanhando o grande crescimento de cidadãos brasileiros que chegaram ao País nos últimos anos. Lisboa é seguida de Miami (40.189 eleitores) e Boston (​​37.159).

A votação em Lisboa está ocorrendo na Faculdade de Direito, na Cidade Universitária, e os eleitores foram distribuídos em 118. Ao todo, Portugal tem 80,8 mil eleitores brasileiros aptos a votar inscritos, sendo a maior concentração de eleitores brasileiros na Europa e o segundo maior do mundo - superado apenas pelos Estados Unidos. Além de Lisboa, os brasileiros também votam na cidade do Porto e em Faro. Portugal superou neste ano o Japão, que soma mais de 76 mil eleitores brasileiros aptos.

Em três cidades no mundo, há apenas um brasileiro votante

Vaticano (Itália), Bamako (Mali) e Abuja (Nigéria), entre outros, por outro lado, são os lugares que detêm a menor quantidade de eleitores brasileiros: há somente uma pessoa que vota em cada uma dessas localidades.

Vale lembrar que o voto é facultativo para menores de 18 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas. Sendo assim, brasileiros maiores de idade que residem no exterior devem cumprir as obrigações eleitorais e votar, ao menos, para escolher as candidaturas à Presidência e à Vice-Presidência.

No entanto, quem optar por manter o domicílio eleitoral em município brasileiro continua obrigado a votar em todas as eleições. Nesse caso, será necessário justificar as ausências às urnas enquanto estiver fora do país.

Perfil do eleitorado no exterior

Assim como ocorre no Brasil, as mulheres formam a maioria do eleitorado que vota em outros países. Nas 181 cidades em que serão realizadas as eleições, estão 408.055 (58,54%) eleitoras e 289.023 (41,46%) eleitores.

Em contrapartida, outro índice se comporta de maneira inversa: a maior parcela do eleitorado no exterior não tem a biometria coletada pela Justiça Eleitoral. São 567.466 (81,41%) eleitores nessa condição e outras 129.612 (18,59%) que já cadastraram as digitais na JE.

Grande parte dos eleitores brasileiros que poderão votar para presidente fora do território nacional tem entre 35 e 44 anos. No total, há 198.112 pessoas dentro dessa faixa etária.

Os jovens, contudo, também têm destaque dentro desse recorte. Nas Eleições 2022, poderão votar 691 eleitores que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno, e outros 1.144 que têm 17 anos.

Veja imagens:

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.