Fátima e demais governadores se reúnem com Lula em 27 de janeiro para primeira reunião
Natal, RN 15 de jun 2024

Fátima e demais governadores se reúnem com Lula em 27 de janeiro para primeira reunião

4 de janeiro de 2023
2min
Fátima e demais governadores se reúnem com Lula em 27 de janeiro para primeira reunião

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Já está marcada a primeira reunião do presidente Lula (PT) com os governadores do país para a definição de prioridades para a legislatura: será em 27 de janeiro. No Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) deve apresentar as principais obras de infraestrutura que quer desenvolver nos próximos anos.

Em entrevistas anteriores, a governadora já elencou suas prioridades: um novo hospital de Traumas para a capital e região metropolitana, a duplicação da BR-304 e a construção de novos canais de água no interior.

A reunião com Lula foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao jornalista Gerson Camarotti, do g1:

“A ideia é reafirmar o retorno das relações federativas, onde o governo vai reafirmar o compromisso de diálogo com estados e municípios. Com isso, vamos estabelecer celeridade nas ações governamentais”, afirmou o ministro.

Ainda candidato, Lula havia prometido que um de seus primeiros atos seria um encontro com todos os governadores para definir as três principais obras que cada Estado pretende adotar com o financiamento do Governo Federal, para concretizar o que ele chamou de “pacote de infraestrutura” para “gerar empregos”.

Em Brasília desde o domingo (1º), quando assistiu à posse de Lula, Fátima já vem travando reuniões bilaterais e tem participado das posses ministeriais. Nesta terça (3), ela esteve com o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, onde comentou sobre a nova relação com o Governo Federal.

“Isso aqui, acima de tudo, traduz a reconstrução do Brasil, a reconstrução do Pacto Federativo. Ou seja, é o Estado dialogando com o Governo Federal, já trazendo a discussão sobre as principais demandas do Estado, mas nesse momento estamos tratando principalmente da primeira reunião que o presidente Lula vai ter com o Fórum dos Governadores”, disse a petista.

“Agora tem diálogo federativo com responsabilidade compartilhada”, frisou a governadora.

Padilha também destacou o encontro, afirmando que Fátima foi a primeira representante de um governo estadual que se reuniu com a pasta. Além do ministro, participou do encontro o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, André Ceciliano, que é secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República.

A reunião contará com a presença dos 27 chefes dos Estados e do Distrito Federal.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.