União Brasil quer emplacar crítico do PT e ex-candidato a vice-governador no comando da Codevasf do RN
Natal, RN 23 de mai 2024

União Brasil quer emplacar crítico do PT e ex-candidato a vice-governador no comando da Codevasf do RN

14 de abril de 2023
4min
União Brasil quer emplacar crítico do PT e ex-candidato a vice-governador no comando da Codevasf do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-prefeito de Assú e ex-candidato a vice-governador na chapa de Fábio Dantas em 2022, Ivan Júnior (UNIÃO) é cotado para assumir a superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Rio Grande do Norte. 

Seu partido, o União Brasil, é comandado no Estado pelo ex-senador José Agripino, reconduzido à presidência local nesta semana. A indicação de Júnior contaria com o apoio dos deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire, ambos correligionários.

À agência Saiba Mais, o ex-prefeito assuense não descartou a indicação:

“Ainda vou conversar com meu partido sobre esse assunto”, disse.

Na corrida para o Governo do RN no ano passado, Ivan ficou em segundo lugar ao lado de Fábio Dantas, numa chapa que contava com o Solidariedade, União, PSD, PP, PSC e PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para fazer frente à Fátima Bezerra (PT), a dupla apostou no antipetismo e contou com apoio de nomes de proa do bolsonarismo local como o próprio senador eleito e ex-ministro Rogério Marinho.

Em um vídeo recuperado pelo Blog do Barreto, Ivan tece fortes críticas contra o PT em meio a campanha eleitoral do ano passado, quando Lula ainda tentava chegar pela terceira vez ao Planalto.  

“Nós temos uma dificuldade até de dar lição de moral. Vou dar um exemplo a vocês. Você tem um filho, aí você tem um candidato a presidente que foi preso, com um problema seríssimo por corrupção e ali teve algumas situações processuais que o certo era não ter inviabilizado o processo. Nós tivemos até um momento, o governo de Lula [foi um] desastre de governo, foi um desastre o governo de Dilma”, afirmou.

“Incompatível”

Para uma fonte da agência Saiba Mais com trânsito dentro do governo, o comportamento político de Ivan Júnior é incompatível com a tentativa do União Brasil de emplacar seu nome dentro da estatal.

“Politicamente eu acho um equívoco da parte dele mesmo aceitar estar se submetendo a uma situação dessa depois de toda a forma como ele se comportou durante esses anos nessa relação com Rogério Marinho, com Bolsonaro e o bolsonarismo, a forma como ele se referiu ao Governo do Estado, ao presidente Lula”, elenca.

Segundo essa mesma fonte, o problema não está no União fazer uma indicação ao governo. “O questionamento está na pessoa”, diz. 

Mesmo sem cargo público neste momento, o ex-prefeito segue se movimentando. Nesta sexta (14), Ivan Júnior foi até uma audiência pública na Câmara de Mossoró para debater a construção do Santuário de Santa Luzia, em agenda que contou com representantes das bancadas federal e estadual. 

A Codevasf e o Orçamento Secreto

A Codevasf se notabilizou durante o governo Jair Bolsonaro ao ser turbinada em troca de apoio político. No período eleitoral, a estatal acelerou as entregas de máquinas, veículos e produtos a redutos de padrinhos com emendas parlamentares, liberando verbas em um ritmo de R$ 100 mil por hora. Segundo a Folha de S. Paulo, Assú esteve entre as 10 cidades do Brasil que mais receberam recursos da companhia, ao lado de Mossoró e Caicó. 

A grande distribuição ocorreu com a injeção de centenas de milhões de reais em emendas parlamentares, principalmente as de relator, o chamado orçamento secreto, que chegou ao fim em dezembro de 2022 após o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar o mecanismo como inconstitucional.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.