CULTURA

Revolução fashion: Maior movimento ativista de moda do mundo terá programação em Natal

O Fashion Revolution, maior movimento ativista de moda do mundo, promoverá, de 24 a 29 de abril, uma série de palestras, debates e exposições em diversas cidades do mundo. Natal será uma das sedes mais movimentadas no Brasil. Aqui, a Semana iniciará oficialmente na segunda-feira (24), às 19h, no Auditório do Sebrae, com um Seminário de Abertura que vai contar com o jornalista de moda e editor-chefe do projeto Nordestesse, Rener Oliveira, falando sobre suas propostas para uma moda mais justa.

A representante local do Fashion Revolution, Cínthia Madero, será a outra palestrante da noite, falando sobre os manifestos do Movimento, bem como trazendo dados importantes sobre transparência na cadeia produtiva. Ela explica que o objetivo dos eventos é despertar na sociedade civil o questionamento sobre os aspectos socioculturais na moda.

“As oficinas, workshops e mesas redondas vão debater temas como desperdício têxtil, condições de trabalho, apropriação cultural, equidade racial e de gênero e valorização da artesania”, destaca.

Em Natal, a semana foi elaborada pelo núcleo local do Fashion Revolution, com grande apoio do SENAI Moda, SEBRAE e UNP, instituições que estão acolhendo a programação. O ciclo de atividades inicia na segunda-feira (24), a partir das 16hs, no Senai, com a Mostra de Artesanias Locais e Exposições e desfiles dos alunos de moda do SENAI e UNP.

“Montamos uma exposição com bordados de Caicó, artesanato indígena e uma vivência com as rendeiras da Vila de Ponta Negra, que será um momento para testemunhar a confecção da renda de bilro, esse grande patrimônio cultural do RN”, frisa Jéssica Cerejeira, instrutora do Senai e docente embaixadora do Fashion Revolution local.

Dentre os eventos pensados para incentivar os participantes a estarem mais perto dos processos naturais e manuais, estão a oficina de criação de petecas com insumos têxteis, a de reciclagem de peças com tingimento natural e a oficina de bordado livre.

Para promover o debate da moda como um setor mais ético e justo serão oferecidas oficinas como “Descrevi Pra Você: Melhores práticas para uma Comunicação Acessível”, sobre a importância da autodescrição em peças de mídia; a Mesa redonda “Caminhos para uma Moda Plural”; a palestra “Apropriação Cultural e Propriedade Intelectual” e o “Workshop: Introdução à Comunicação Não-Violenta”, que vai propor uma relação de parceria, cooperação e empatia nas relações trabalhistas.

“A Semana Fashion Revolution é um evento que já se integra ao calendário empresarial da cidade e para nós do Sebrae, que buscamos valorizar negócios sustentáveis e promover a conscientização sobre o consumo, é um enorme prazer apoiar esse tipo de iniciativa”, diz Camilla Ruama, Trainee da unidade de desenvolvimento setorial do Sebrae/RN.

“O consumidor é um poderoso agente de mudança, por isso é tão importante a participação de todos nesse movimento que incentiva uma transparência maior na moda, levantando questões como “Quem fez minhas roupas?”, “Do que são feitas minhas roupas” e “Qual a cor de quem fez minhas roupas”, acrescenta Cínthia Madero.

Durante toda a Semana, pontos de coleta de roupas usadas estarão instalados no Senai, Sebrae e UNP. O Arara Social, um projeto que trabalha transformando peças que seriam descartadas em matéria-prima para confecção de outros produtos, vai ficar responsável pela destinação de tudo que será doado. No último dia do evento, 29 de abril, a tarde será reservada para troca de roupas e um desfile com marcas locais, no Goodala Burguer, das 14h às 20h.

Fashion Revolution

É um movimento mundial que questiona dinâmicas desiguais de trabalho e a sustentabilidade na indústria da moda. Ele ganha força em 2023, marcando dez anos do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava diversas confecções que produziam peças para grandes marcas ocidentais. Mais de mil pessoas morreram. É a maior tragédia na história da indústria têxtil e se tornou símbolo da exploração inescrupulosa no setor.

SERVIÇO
Semana Fashion Revolution
Quando: 24 a 29 de Abril
Onde: Senai, Sebrae e Goodala
Acesse a programação completa: https://tinyurl.com/sfrproglocal23
Links de inscrição: https://tinyurl.com/sfrinscricoes23

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article