Júlio Pontes e Sandro Pimentel vão presidir PSOL em Natal e no RN; derrotar bolsonarismo é meta para 2024
Natal, RN 16 de abr 2024

Júlio Pontes e Sandro Pimentel vão presidir PSOL em Natal e no RN; derrotar bolsonarismo é meta para 2024

19 de setembro de 2023
3min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O pedagogo Júlio Pontes é o novo presidente da executiva municipal do PSOL em Natal. A eleição ocorreu domingo (17), durante o Congresso Estadual do PSOL, e contou com a participação de 859 filiados de 26 municípios do Estado. Tiveram aptos a votar 31 delegados eleitos.

O ex-deputado estadual Sandro Pimentel também foi conduzido à presidência da executiva estadual da legenda, com 87% dos votos. Já Júlio Pontes obteve 81% dos votos dos delegados.

Essa etapa antecede o Congresso Nacional do PSOL, em Brasília. 

Além disso, Damião Sabino foi eleito presidente estadual da Federação PSOL/REDE e Tatiane Ribeiro, que era presidenta municipal do PSOL, agora assumirá a presidência municipal da federação PSOL/REDE e também a Tesouraria do PSOL/Natal.

No encontro, foram aprovadas resoluções partidárias relacionadas ao meio ambiente, política agrária, situação climática e apoio aos diversos planos de lutas de categorias ligadas aos servidores públicos e celetistas, soberania energética e popular, a escalada de violência policial no RN, contra o fim dos pisos constitucionais da saúde e educação e em defesa do piso salarial de enfermagem e apoio ao acampamento Canaã do Movimento Nossa Terra.

Os delegados também debateram propostas para montar nominatas de vereadores no maior número de cidades possíveis, com atenção especial em Natal; esforçar-se para lançar candidaturas aos executivos municipais que tenham probabilidade eleitoral e programática e ainda preparar um calendário de formações políticas para as bases do partido e os participantes elegeram quais serão os dirigentes do PSOL pelos próximos três anos.

Psol quer derrotar projetos de Álvaro Dias e combater o bolsonarismo em Natal 

Júlio Pontes, pedagogo e mestre em educação pela UFRN, é militante do PSOL há 10 anos. Júlio também fez parte dos diretórios estadual e municipal em gestões anteriores e iniciou sua trajetória política no Movimento Juntos. E foi através do Movimento que o militante se tornou diretor do Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro (DCE/UFRN) e da União Estadual dos Estudantes (UEE/RN). 

Atualmente, o pedagogo faz parte da coordenação da Revista Movimento, uma publicação teórico-política orientada para o debate de ideias entre os socialistas. 

“Para as eleições de 2024, temos um entendimento de que o PSOL deve dirigir esforços para ampliar sua presença na Câmara Municipal de Natal, onde Álvaro Dias avança com seu projeto subordinado ao capital imobiliário, de destruição da mobilidade urbana e rendição ao SETURN e de ataque ao funcionalismo público municipal contando com apoio da ampla maioria dos vereadores. Isso em um cenário em que avança a minirreforma eleitoral, asfixiando ainda mais partidos como o PSOL, e atacam as candidaturas coletivas, colocando sob risco de extinção esse formato de candidatura - que inclusive está legitimamente representada na primeira suplência do PSOL na Câmara Municipal de Natal com o Juntas.”

O presidente ainda defende que o PSOL tem como objetivo para o ano que vem derrotar o bolsonarismo em Natal. 

“Estamos dispostos a construir unidade com os partidos de esquerda que farão esse enfrentamento até às últimas consequências, não só nas eleições mas também nas ruas. Ao passo em que, internamente, seguiremos acumulando debates e iniciativas sobre as eleições municipais, ou seja, a busca pela unidade não inviabilizará a hipótese de termos uma candidatura própria para disputa do executivo municipal no ano que vem.”,

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.