1
Após deixar sigla de Bolsonaro, João Maia marca filiação ao PP de Beto Rosado
13 de outubro de 2023
2min

00:00
00:00
O deputado federal João Maia, ex-presidente estadual do PL - partido de Jair Bolsonaro - confirmou sua filiação ao PP na próxima sexta-feira (20), às 15h.
A oficialização será no Versailles Recepções, na zona sul de Natal.
“Aos meus amigos e amigas, ao povo potiguar, o nosso convite para participar desse momento tão importante”, escreveu.
É um movimento que já era esperado. Maia era líder histórico do PL no Rio Grande do Norte, mas perdeu espaço após a chegada de Bolsonaro e dos aliados radicais do ex-presidente no Rio Grande do Norte.
Um desses nomes, o senador Rogério Marinho, assumiu o diretório estadual em julho.
Maia se une agora à legenda comandada no estado pelo ex-deputado federal Beto Rosado.
Outro que deve seguir o parlamentar é o deputado estadual Neilton Diógenes que, assim como João, já havia pedido permissão para se desfiliar do PL sem correr o risco de perder o mandato.
“Convivência partidária insustentável” no PL, alegou João
Antes de confirmar a entrada no Progressistas, Maia entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para se desfiliar da antiga sigla.
Uma das justificativas foi que “a convivência partidária ficou insustentável”.
A anuência foi dada pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. O dirigente contou nos autos que “tomou conhecimento das divergências doutrinárias e políticas existentes”, o que “torna insustentável sua permanência em nossa agremiação e justificaria sua desfiliação de nossos quadros de filiados”.
No documento, Valdemar ainda informou que a manutenção do parlamentar nos quadros do partido “causará indiscutivelmente constrangimentos de natureza política para ambas as partes”, razão pela qual o PL não tentou manter o mandato.