Estudantes da Ufersa que faziam intercâmbio em agricultura e pesca deixam Israel com destino ao RJ
Natal, RN 14 de mai 2024

Estudantes da Ufersa que faziam intercâmbio em agricultura e pesca deixam Israel com destino ao RJ

13 de outubro de 2023
5min
Estudantes da Ufersa que faziam intercâmbio em agricultura e pesca deixam Israel com destino ao RJ

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os dois estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Francisco das Chagas Barbalho Neto e Roosevelt de Araújo Sales Junior, embarcaram em Israel no final da manhã desta sexta (13), por volta das 11 h (horário de Brasília), com destino ao Rio de Janeiro. A estimativa é que eles cheguem à capital carioca durante a madrugada e, na sequência, peguem outro voo com destino a Fortaleza.

Os universitários, que faziam um intercâmbio no Oriente Médio em uma empresa do ramo de piscicultura e agricultura, estavam no extremo Sul de Israel e foram deslocados para a capital via transporte terrestre sem problemas. A embaixada brasileira em Tel Aviv, segunda maior cidade de Israel, já havia confirmado o voo, mas a informação foi atualizada pelos próprios estudantes que gravaram um vídeo antes do embarque.

No depoimento, um dos estudantes agradece pelo apoio recebido por eles para conseguir retornar ao Brasil.

Boa tarde! Tudo certo aqui Graças a Deus, a caminho do embarque para o Brasil na ‘Missão Volta em Paz’. Agradecer a atenção de vocês ao longo desse período, todo esse acompanhamento e pelos votos de bom retorno, em segurança. Agradecer também à professora Ludimilla, reitora [da Ufersa], que nos apoiou a todo momento pela universidade, correu atrás, se movimentou para conseguir esse retorno em paz”, cita Roosevelt.

O amigo, Francisco das Chagas Barbalho Neto, acrescenta:

Estamos muito ansiosos para voltar para nosso país para ficar em segurança, ficar com a família e graças a Deus deu tudo certo. A experiência em Israel foi ótima, mas a gente entende que a nossa segurança tem prioridade e o melhor a se fazer é estar no Brasil. Muito obrigado a todos, a gente se encontra já, já”.

O Brasil foi o primeiro país a resgatar seus cidadãos desde o início dos ataques. A assessoria de imprensa da Ufersa afirmou que a Universidade está providenciando a compra das passagens para trazer os estudantes do Rio de Janeiro para Fortaleza, onde a própria reitora irá buscá-los.

Estudantes da Ufersa, Francisco e Roosevelt embarcam em Israel com destino ao RJ I Vídeo: Ufersa

Potiguares em Israel

Além dos estudantes, um grupo de 25 potiguares que fazia turismo religioso também voltou a Natal em segurança. Uma primeira parte, com 12 pessoas da excursão já havia deixado Israel na segunda (9) em voos comerciais.

Os outros 13 chegaram nesta quinta (12) a Natal. Eles saíram de Tel Aviv, na quarta (11), por volta das 12h30 (horário de Brasília), numa aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou com 214 passageiros. A viagem durou 14 horas e o avião chegou na madrugada desta quinta (12) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Brasileiros em Israel

Até esta sexta (13), 494 brasileiros que estavam em Israel já haviam retornado ao Brasil nos aviões da FAB, através da na Operação Voltando em Paz. A 1ª aeronave retornou com 211 brasileiros, a 2ª com 214 e a 3ª com 69.
Os acordos que permitiram o transporte das pessoas de volta ao Brasil foi realizado pelo Ministério das Relações Exteriores. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site (https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv) um formulário para inscrição de interessados nos voos de repatriação.

A embaixada também está fornecendo auxílio para o deslocamento dos brasileiros a serem repatriados até o aeroporto de Ben-Gurion. A FAB informou que há outras aeronaves sendo preparadas para repatriar brasileiros. Um avião KC-30 (Airbus A330) já decolou de Roma, na Itália, às 5h18 (horário de Brasília), com destino a Tel Aviv, onde fica o Aeroporto Internacional Ben Gurion. A previsão é de que o voo chegue na noite deste sábado (14) ao Rio de Janeiro. Já na noite de domingo (15) um outro avião deve chegar ao RJ.

Os brasileiros resgatados até o momento estavam do lado Israelense do conflito, sobre os brasileiros na Palestina, o Governo tenta viabilizar um plano de evacuação para aqueles que querem deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia. A primeira repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza será feita com uma aeronave VC-2 (Embraer 190), utilizada pela Presidência da República, que está pronta no Aeroporto de Roma, na Itália, aguardando autorização das autoridades egípcias para a operação. O plano é que os brasileiros saiam pelo posto de fronteira de Rafah, que conecta Gaza com a Península do Sinai, no território que pertence ao Egito.

Atualização às 17h27

De acordo com a assessoria da Ufersa, os estudantes virão neste sábado, 14, num voo da Latam, com saída às 10h25 do Rio de Janeiro e chegada em Fortaleza, às 13h40. De Fortaleza para Mossoró, o traslado será de carro, e a reitora irá pegá-los no aeroporto.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.