J. Luz lança “Haicais Contemplações” na Cooperativa Cultural
Natal, RN 24 de jul 2024

J. Luz lança "Haicais Contemplações" na Cooperativa Cultural

24 de outubro de 2023
3min
J. Luz lança

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Ana Alvarenga

O poeta J. Luz lança “Haicais Contemplações”, na próxima quarta-feira (25), a partir das 10h, na livraria Cooperativa Cultural, campus central da UFRN. Haverá debate com o autor e manhã de autógrafos.

Professor da UFRN, José da Luz Costa tem longa trajetória acadêmica e traz bagagem sólida em Letras, com mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem. A escrita dele sempre foi permeada por textos técnicos acadêmicos, porém, com inspiração em grandes nomes como Marquês de Maricá, Pascal e nos livros sapienciais da Bíblia. O autor produz, fora da sala de aula, textos poéticos, crônicas, minicontos e aforismos que culminam em sua obra.

Sendo um apanhado de haicais, gênero poético de origem nipônica, “Haicais Contemplações” é uma leitura proveitosa e sensível que, juntamente com as ilustrações que acompanham cada poema, levam o leitor a interpretar os conteúdos evocativos e figurativos presentes no livro.

Na escrita, José da Luz Costa é inspirado principalmente por Millôr Fernandes, notável expoente do jornalismo e da poesia. O autor se liberta de amarras como a métrica dos versos, priorizando a cadência, sintaxe e, principalmente, o conteúdo, criando, de maneira ousada, sua versão do gênero poético.

Característica marcante de Haicais Contemplações, a ilustração, produzida por Isaac Luz, filho do autor, torna a leitura uma experiência rica e singular, mediada por palavra e imagem. Além disso, a parceria entre pai e filho cria retratos breves, porém tocantes de temáticas como sertão, solidão, amor e religião.

“Me sinto, por sentimento e formação, um autêntico norte-rio-grandense, que viveu até os 35 anos nas cercanias do Trairi. Tudo que fiz, e faço, tem as impressões dessas vivências”, disserta J. Luz.

Sendo produzido em período pandêmico, o isolamento social e as turbulências políticas foram temas que permearam os versos do autor, tornando a obra uma expressão autêntica dos tempos atuais.

“Como quem usa uma câmera teleobjetiva, busquei focar numa perspectiva bastante abrangente vários elementos do mundo natural, social, político. Objetos e pessoas. Espero que as pessoas leitoras desses meus poemas possam recuperar ou ampliar a sinalização desses diversos aspectos, os quais são capsulados e ilustrados nas páginas do livro”, conta.

SERVIÇO:

Lançamento do Livro “Haicais Contemplações” (Trairy, 2023).

Data: 25 de outubro (Quarta-feira)

Local: Livraria Cooperativa Cultural, Centro de Convivência da UFRN

Horário: 10h

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.