UERN vence prêmio de internacionalização
Natal, RN 16 de jul 2024

UERN vence prêmio de internacionalização

19 de novembro de 2023
3min
UERN vence prêmio de internacionalização
Foto: UERN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com um programa de intercâmbio latino-americano virtual, o Uern Conexão Global, cursos de idiomas e atividades acadêmicas virtuais em parceria com Instituições de Ensino Superior estrangeiras, o Projeto "Guarda-chuva Tecnológico" rendeu à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) o prêmio de internacionalização no Ranking de Universidades Empreendedoras. A premiação ocorreu durante sessão solene na Câmara dos Deputados na última sexta-feira (17), em Brasília, no Distrito Federal.

O resultado anunciado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) reconhece as boas práticas da Uern em internacionalização, um dos diversos critérios avaliados no ranking. Os eixos considerados incluem Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Infraestrutura e Capital Financeiro.

Desenvolvido pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri) em colaboração com o Setor de Empreendedorismo da Agência Uern Inova, o Projeto "Guarda-chuva Tecnológico" redefiniu atividades durante a pandemia.

O professor Pedro Adrião, titular da Diri, destacou a importância do prêmio para a internacionalização da Uern, enfatizando que as tecnologias digitais são aliadas cruciais na implantação e expansão dessas ações, mesmo diante dos desafios. “Apesar dos desafios, as novas tecnologias digitais podem ser aliados”, avalia o professor Pedro Adrião.

A diretora da Agência Uern Inova, Cíntia Freitas, ressaltou que a proximidade com o Movimento das Empresas Juniores tem fortalecido o trabalho da Uern. “É importante estarmos inseridos no MEJ, que é um movimento estudantil, porque foi através dele que conseguimos participar destas ações empreendedoras e inovadoras, com reconhecimento nacional. Isso traz muita visibilidade para a nossa Universidade”, disse a professora.

Renato Noronha, coordenador regional da pesquisa no RN, destacou o prêmio como um marco nacional para a Uern. “As empresas juniores desempenham um papel crucial no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, proporcionando experiências práticas e estimulando a aplicação do conhecimento teórico em contextos reais. Elas são verdadeiras incubadoras de talentos e inovação”, complementou a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).

O Ranking de Universidades Empreendedoras avalia a conexão das instituições de ensino com o ecossistema internacional, proporcionando intercâmbio aos alunos, desenvolvendo soluções inovadoras e estabelecendo políticas para a internacionalização.

A Uern participou das últimas edições do ranking e tem utilizado os resultados para buscar otimizar iniciativas de inovação e empreendedorismo. Com cinco Empresas Juniores e outras cinco iniciativas juniores, a Uern fortalece seu compromisso com a extensão e o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.