Governadora do RN é eleita presidenta do Consórcio Nordeste
Natal, RN 2 de mar 2024

Governadora do RN é eleita presidenta do Consórcio Nordeste

13 de dezembro de 2023
3min
Governadora do RN é eleita presidenta do Consórcio Nordeste
Fátima Bezerra (à direita, de laranja) ao lado do governador da PB I Imagem: reprodução redes sociais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi eleita em Assembleia Geral, realizada nesta quarta (13), em Recife, a mais nova presidenta do Consórcio Nordeste. Sua posse será marcada para fevereiro de 2024.

Fátima Bezerra vai assumir a presidência do Consórcio NE no lugar do governador da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho, tornando-se a primeira mulher a assumir o comando da instituição.

Fátima Bezerra e o governador da PB I Imagem: reprodução redes sociais

Nesta quarta, a governadora do RN está em Recife, onde participa da 32ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), uma autarquia ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional para desenvolver políticas de desenvolvimento para a região.

Durante o encontro, também foi realizado o Fórum de Governadores do Nordeste, quando também foram discutidas medidas para combater o impacto do agravamento da seca na região.

Imagem: reprodução redes sociais

Nas eleições de 2019, Fátima Bezerra foi a única mulher eleita para governar um estado em todo o país, sendo reeleita em 2022.

O Consórcio Nordeste foi fundado em 2019 pelos nove estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) para ganhar mais eficiência e competitividade através de compras conjuntas e políticas públicas integradas para a região, além de projetos para atrair investimentos internacionais.

A proposta surgiu em março de 2019 como resposta à omissão da gestão do ex-presidente Bolsonaro diante da pandemia da covid-19, agravada pela adoção de uma política hostil ao Nordeste.

Fátima Bezerra é eleita presidenta do Consórcio Nordeste I Imagem: reprodução redes sociais
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.