Se Papai Noel fosse uma travesti
Natal, RN 28 de mai 2024

Se Papai Noel fosse uma travesti

30 de dezembro de 2023
3min
Se Papai Noel fosse uma travesti
Foto: @miguel.arcanjo / domínio público

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Se Papai Noel fosse uma travesti, as pessoas adultas também ganhariam presentes por bons comportamentos. Sobretudo se elas passaram o ano agindo e tratando todas as demais com respeito, com dignidade, e sem discriminação.

Seriam presenteadas por não terem feito distinção de cor, raça, credo, gênero ou classe, e por não destilarem ódio gratuito e pútrido. Seriam presenteadas com sorrisos, abraços e gratidão, porque uma Travesti Noel não deixaria de reconhecer isso em nenhuma delas.

Se Papai Noel fosse uma Travesti Noel, além de presentear as pessoas adultas pelo comportamento correto, também presentearia a humanidade com possibilidades, pois sendo uma Travesti um ser possível, isso inspiraria outras pessoas a serem possíveis também, respeitando suas individualidades e suas pluralidades.

Se uma Travesti Noel apontasse nos céus carregada de presentes, ela viria arrastada por um cometa absurdamente colorido e cintilante, espalhando alegria, bom humor e audácia por onde passasse, pois é preciso audácia para viver nesse mundo cão.

Ela ensinaria que uma Travesti não é só um corpo sexualmente consumível e descartável. Que uma Travesti não é uma aberração. E que nós, aqui falo como uma Travesti que sou, não estamos aqui pra sermos objetificadas, menosprezadas, violentadas, assassinadas, nem motivo de chacota ou desrespeito. Não existimos para sermos nadas nem ninguéns. “Travesti não é bagunça!”

Existimos porque somos possíveis, porque somos audaciosas, porque peitamos o mundo de frente, mesmo vendo dedos apontados e sussurros e risinhos debochados por onde passamos. Uma Travesti Noel ensinaria a essas pessoas que essas atitudessão feias, e que por conta disso elas não ganhariam presentes.

Se uma Travesti Noel surgisse num dia de muitas estrelas, ela brilharia mais e mais, ofuscando as outras, para dizer às pessoas que somos humanas e que nossa humanidade precisa ser respeitada em sua plenitude. 

E assim, ela ensinaria a todos nós, inclusive a outras Travestis que embebidas do discurso de ódio, do desamor e da desumanidade derramado sobre elas, não enxergam suas capacidades, e o quão potente são as existências de cada uma delas, de cada um de nós.

Ah, se Papai Noel fosse uma Travesti... Ela daria lições sobre ser, existir, poder, ser capaz, se relacionar, amar, acolher, sorrir, driblar o preconceito, o ódio e a invisibilidade e se humanizar. Daria ao mundo o maior de todos os presentes: a igualdade entre todas as pessoas e a chance de sermos fraternalmente irmãos e irmãs, sendo quem somos, como somos e porque somos.

Que em 2024 uma Travesti Noel cruze seus céus e apresente a você um horizonte infinitamente possível. Feliz e empoderado Ano Novo!

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.