Após repercussão negativa, prefeitura anuncia São João em Natal
Natal, RN 18 de jul 2024

Após repercussão negativa, prefeitura anuncia São João em Natal

17 de junho de 2024
5min
Após repercussão negativa, prefeitura anuncia São João em Natal
São João de Natal em 2023| Foto: Joana Lima

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de ter anunciado que Natal faria um São João “modesto” em 2024, o Prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), divulgou no início da tarde de hoje (17) a programação com o os festejos juninos da capital potiguar. Com um investimento de 3 milhões de reais, nomes como Waldonys, Banda Grafith, Circuito Musical e Giannini Alencar compõem a lista de atrações que vão se apresentar na praça Pedro Velho, em Petrópolis, dos dias 20 a 22 de junho.

A programação, promovida pela Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), também envolve Festival de Quadrilhas e incentivos a arraiás de rua. Aliás, as quadrilhas juninas vão até o domingo, dia 30, no Palácio dos Esportes, com 25 grupos Juninos, entre Tradicionais, Estilizados e Cômicos. Além disso, segundo a prefeitura, a pasta vai selecionar e incentivar 40 arraiás de rua em todas as regiões administrativas da cidade, com cada festa recebendo R$5 mil para ajudar no custeio da realização. 

As inscrições, regulamentos e documentos estarão disponíveis nos próximos dias no www.natal.rn.gov.br.

Entenda

As festas de São João de 2024 de Natal serão “modestas”, segundo as palavras do prefeito do município, Álvaro Dias (Republicanos), em um evento no último dia (6). Na ocasião, o chefe do executivo explicou que a Prefeitura de Natal não tem recursos disponíveis para realizar um “grande São João”. 

“Não temos recursos disponíveis para fazer um grande São João como fizemos em momentos anteriores, mas temos a condição de fazer um São João mais modesto, mais voltado para o natalense e, claro, com algumas atrações que a gente possa resolver. Vamos fazer um São João mais modesto, mas um São João que possa contemplar a nossa cultura, as nossas características, a nossa tradição.”, disse Álvaro Dias no pronunciamento.

Antes disso, a Prefeitura de Natal já vinha sendo alvo de críticas após os atrasos de mais de um ano do pagamento dos cachês dos artistas potiguares contratados para trabalhar nos eventos promovidos pelo executivo, como o Carnaval e o Natal em Natal. A classe artística, inclusive, realizou protestos e manifestações cobrando o pagamento do dinheiro que não foi pago.

Somado a isso, os vereadores de Natal denunciaram a suspensão de emendas para festas juninas em Natal pela falta de pagamento do executivo a verbas que seriam aplicadas no financiamento das festas de São João nos bairros da cidade. Como até então, o Executivo não organizou nenhum evento com programação oficial para o período junino, os organizadores desses arraiás  não sabiam mais se as festas ainda iriam acontecer.

O prefeito que deu calote em artistas da cidade, agora quer, também, dar calote no conjunto do Poder Legislativo ao suspender o pagamento das emendas. O mais grave é que, como Álvaro Dias não organizou nenhuma programação de São João em Natal, o que ocorreria de arraiás seria, em regra, com recursos de emendas parlamentares. Ou seja, a gestão de Álvaro Dias fará de Natal a única capital do Nordeste sem São João”, denuncia o vereador Daniel Valença (PT).

Por isso, os vereadores de Natal formaram uma comissão para dialogar com a prefeitura a respeito da liberação dessas emendas para financiar os festejos dos bairros. Até o momento da publicação desta matéria, a comissão não tem uma data definida para tratar do assunto com o executivo. 

Artistas não recebem cachês há, pelo menos, um ano
Os trabalhadores da arte em Natal denunciaram não receber, desde o ano passado, o pagamento de cachês por trabalhos realizados nas festividades de arte e cultura promovidas pelo município. Com isso, a classe artística da capital potiguar se reuniu reuniu, na última quinta-feira (13), em um ato em frente a Prefeitura de Natal, às 10h30.

A decisão do protesto surgiu após, na última quinta-feira, (06) os artistas natalenses terem se reunido no Bardallos, localizado na Cidade Alta, para discutir o não pagamento dos cachês referentes a eventos como Natal em Natal, Réveillon e Carnaval. Em paralelo, o prefeito anunciava o São João modesto da capital.

A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT)/Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE) continua não respondendo os questionamentos sobre o atraso no pagamento dos cachês dos artistas de Natal que a Agência Saiba Mais têm realizado. O espaço segue aberto para manifestação. 

Leia também: Artistas de Natal denunciam que não recebem cachês desde o ano passado

Programação São João 2024

Quinta (20/06)
Melissa Farias
Arnaldinho Neto
Edyr Vaqueiro
Circuito Musical 

Sexta (21/06)
Yury Misael
Waldonys
Giannini Alencar
Mari e Rayane

Sábado (22/06)
Pedro & Erick
Grafith
Rodrigo Alves
Aline Reis

Com um investimento de 3 milhões de reais, nomes como Waldonys, Banda Grafith, Circuito Musical e Giannini Alencar compõem a lista de atrações que vão se apresentar na praça Pedro Velho, em Petrópolis, dos dias 20 a 22 de junho.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.