Graduações do futuro
Natal, RN 21 de jul 2024

Graduações do futuro

15 de janeiro de 2018
Graduações do futuro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Caros amigos e leitores, a coluna de hoje é de utilidade pública. Muitos têm se assustado com o avanço do desemprego causado pela crise, mas também pela rápida ascensão de novos modelos de negócio calcados em tecnologias emergentes e nas recém-surgidas maneiras de nos comunicar e nos conectar com o mundo estão tirando muita gente da zona de conforto, da aparente estabilidade que perdurou por anos. No entanto, o que também incomoda sobremaneira as pessoas é a ameaça de serem excluídos das rodinhas de conversa, de ficarem por fora dos assuntos em voga, de não entenderem nada do que as pessoas estão fazendo. Há uma necessidade urgente e crescente em compreender as novas convenções sociais.

Mas e agora? O que estudar? Como não cair no canto da sereia das ofertas de cursos para enganar trouxas? Como escapar das armadilhas mil montadas por oportunistas de plantão, sempre à espreita, atentos ao novo filão do momento? Pois é. Acaba sendo difícil adaptar-se a uma nova realidade, mas para a sorte de vocês, este seu colunista que ama ajudar os amigos fez uma pesquisa de campo e descobriu quais são as melhores alternativas para enfrentar os desafios de um novo tempo, para que vocês saiam vencedores nesta competição corporativa que nos assombra e nos assalta, para que atravessem ilesos os traiçoeiros terrenos arenosos da vida laboral e serem melhor percebidos socialmente.

Quais são as maiores tendências do mercado? Quais as funções desempenhadas pelo profissional do futuro? Quais os talentos que devem ser desenvolvidos pelos homens e mulheres desta nova realidade social e virtual? São muitas perguntas, eu sei. Pois, a partir de agora, podem ficar tranquilos. Acabo de chegar com as respostas.

Selfie made men – o curso de selfies

Tido por muitos como o “curso de fotografia da atualidade”. O Espaço Duas ainda não oferece, mas algumas universidades particulares já se apressaram em abrir turmas num formato de graduação tecnológica, de rápida conclusão e dividida em módulos. Ideal para quem quer participar de grandes eventos como a inauguração do novo restaurante da rede Outback ou do show do Safadão. O curso ensina noções de contorcionismo para caber no quadro da foto, fornece aulas práticas do correto manuseio do “pau de selfie” e ensina mais de 20 tipos de bicos para sair bonito nos retratos.

Muito além do #Arrasou – Gramática com ênfase em hashtags

Dizem, não sei se é verdade, que o professor Rosemberg tem se empenhado para que o CALL seja pioneiro no ensino da utilização desta nova linguagem, transmitindo também princípios de etiqueta online para que os amigos internautas não se trumbiquem com a má comunicação. Por exemplo, não fica bem comentar uma imagem do velório de uma tia com um #Tombou. Também não se deve comentar algo como #MigaSuaLoka numa imagem de formatura do primo na escola militar. Outra coisa que não se deve fazer é clicar em publicar antes de conferir o que está escrito, senão um singelo #FicaDica pode virar um #FicaPica e aí vai ficar difícil de explicar. O curso também poderá orientar quais as melhores hashtags para comentar publicações de moda, por exemplo. Quem acha que o #AxoXique é o comentário do momento é porque não conhece ainda o #AxoVogue. E o #Lacrou? Como se sabe, deve ser usado em situações comedidas. Porque nas situações que alguém #Mitar, é correto dizer: #LacrouComDurepox ou então #DançouZumbaNaCaraDaSociedade. A contrariedade também pode ser expressa através de mensagens como #Chatiado ou #Xatiado, dependendo da sua corrente de pensamento virtual. Enfim, as aulas certamente enriquecerão muitíssimo o seu vocabulário online e serão muito úteis no Face, Insta, TT, Whats, etc. Quem se matricular vai sentir como se tivesse #NascidoParaLacrar .

Indiretista de Rede Social

Esta é uma das atividades mais populares de hoje em dia. A professora Falsiane, pioneira no ensino de indiretas na rede já formou turmas em todo o Brasil e suas aulas dão ênfase nas mensagens certeiras, nos petardos demolidores que devem atingir os alvos desejados, além de chamuscar muita gente pelo caminho como efeito colateral do objetivo final e que acaba por dar ressonância à mensagem e seu destinatário ou destinatária. Estudando com essa mestra, você pode tornar-se especialista em inúmeras variações de indiretas:

- “certas pessoas”;

- “tem gente que”;

- “olha, não tá fáceo”;

Entre diversas outras especialidades.

O Rei do Whats – Como fazer #Migos e influenciar perfis

O especialista em marketing digital Nélio Neto, dono da consultoria Double N ensina que o melhor para se tornar popular no Whats é participando do maior número de grupos possível e, atenção: interagir! Isso mesmo! Não basta estar no grupo, tem que participar. Os teus colegas fascistas do colégio? Fale com eles. Os teus parentes que passam o dia enviando correntes de oração? Diga amém! Mas e aí? Tem que ficar lendo aquele lixo todo? Tem que saber de todos os boatos mais absurdos? Não necessariamente. O consultor Nélio ensina que basta ficar atento quando surgir uma risada e comentar também “kkkkkkk”. Quando aplaudirem algo, vá lá e mande seus emojis de palmas. Não se omita. E, de vez em quando, solte alguma frase mais ou menos profunda com um Clarisse Lispector embaixo. Pronto. Todos vão lhe adorar e você poderá chama-los para qualquer evento que vai bombar.

Snapgram – visualizar não tira pedaço

Fotos de biquíni ou sunga, vídeos de cãezinhos ou gatinhos, trechos de shows e grupos de amigos histéricos embriagados são uma ótima pedida para alimentar o aplicativo no dia a dia. Mas é preciso sair um pouco do óbvio. Que tal praticar uns saltos mortais? Ou entrar numa aula de funcional? Explodir uma melancia com uma 12? Dar uma dose de Mentos com Coca-cola pro seu mozão? Enfim, existem mil maneiras de fazer bombar o seu perfil. Invente uma!

Bem, estes são alguns cursos que poderão trazer bastante aprendizado para suas vidas. Ao adquirir estes novos conhecimentos, você poderá ser um cidadão mais pleno, um profissional mais completo e uma pessoa melhor. Porque pra frente é que se anda, né não? #FicaDica

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.