OPINIÃO

Silogismos da “nova era” brasileira ou uma lógica pós-aristotélica

Silogismo é uma categoria filosófica com a qual Aristóteles nomeou o raciocínio lógico perfeito. Dadas duas premissas, duas condicionantes, por dedução lógica se chega a uma conclusão totalmente coerente com as premissas.

Por exemplo:

Premissa um: Todos os seres racionais são mortais.

Premissa dois: O filósofo é um ser racional.

Conclusão lógica: O filósofo é um ser mortal.

Poderia se anunciar assim: Se todos os seres racionais são mortais e o filósofo é um ser racional, logo o filósofo é um ser mortal.

Hoje vos apresento alguns silogismos relacionados com a “nova era” aberta no Brasil pela ascensão ao poder da mais brilhante trupe de pensadores já chegados ao poder por essas terras. Podemos dizer que o Brasil está inaugurando definitivamente uma era regida por uma lógica pós-aristotélica, pós-cartesiana, pós-tudo e todos, talvez até mesmo pós-inteligente, talvez a era olaviana.

Eu subi na goiabeira, eu estava com uma substância na mão, logo eu vi Jesus na goiabeira.

Eu fui abusada sexualmente por dois pastores, eu era criança e frequentava a igreja, logo a igreja é o lugar mais seguro para se levar uma criança.

A Constituição define a escola pública como laica, a Bíblia é um livro religioso, logo os gays é que são responsáveis pela retirada da Bíblia das escolas.

A ciência é feita por cientistas, pastores não são cientistas, logo o problema é que os pastores deixaram a ciência nas mãos dos cientistas.

Gênero é apenas uma ideologia, a ideologia de gênero deve ser combatida, logo menino veste azul e menina veste rosa.

As armas matam, é preciso reduzir a violência, logo deve-se liberar a posse e o porte de armas.

A maior parte das armas usadas por criminosos são legais, estatísticas sobre segurança pública são controversas, logo deve-se legalizar a venda e porte de armas.

Os índios precisam de suas terras para viver, o agronegócio precisa das terras para gerar lucro, logo o ministério do agronegócio deve se responsabilizar pelas terras indígenas.

O Brasil deve estar acima de tudo, um patriota veste sempre verde e amarelo, logo concordamos com a venda da Embraer a Boing.

O Brasil é o pior lugar para ser patrão, devemos reduzir os direitos trabalhistas quase até a informalidade, logo o Brasil é o melhor lugar para ser trabalhador.

Sou contra o foro privilegiado por ser proteção de corrupto, não tenho nada que ver com corrupção, logo recorro ao foro privilegiado.

Viemos para acabar com o comunismo no Brasil, a China é uma ditadura comunista, logo fazemos uma viagem em comitiva até a China e posamos para self em frente a imagem do Mao.

Viemos acabar com todas as mamatas, era preciso acabar com a farra, logo devemos triplicar o salário do filho do vice-presidente e contratar com altos salários até a disparadora de fake news no Watzapp.

Battisti cometeu assassinato por motivos políticos, Brilhante Ustra matou e torturou por motivos políticos, logo Battisti deve ser morto e Ustra heroificado.

O problema da educação brasileira é o predomínio do marxismo cultural, devemos oferecer uma educação sem ideologia, logo a oferta de bolsas de estudo deve obedecer a critérios ideológicos.

É preciso uma escola sem partido, é preciso uma escola livre de ideologia, logo se deve tomar as escolas militares como modelo.

É preciso melhorar a qualidade da educação brasileira, é necessário inaugurar uma nova era pós-ideológica nas escolas, logo se deve ter livros didáticos com erros, com propagandas e que suprima a discussão sobre a violência contra as mulheres.

É preciso colocar Deus no centro das preocupações diplomáticas brasileiras, é preciso retomar a tradição diplomática do Brasil, logo é preciso se alinhar automaticamente aos EUA e às políticas de Donald Trump.

Queiroz não compareceu para depor por estar doente, Queiroz foi internado no hospital Albert Einstein, logo Queiroz sambou na noite réveillon para descontrair.

Queiroz é um motorista, Queiroz vive de seu salário de motorista, logo em um ano ele movimentou 1,2 milhões de reais.

Nathália era personal trainer no Rio de Janeiro, Nathália era assessora de gabinete do deputado Bolsonaro em Brasília, logo ela comparecia, todos os dias, meses e anos, às duas atividades normalmente.

Flávio Bolsonaro não tem nada a ver com isso aí, Flávio Bolsonaro não é investigado, logo ele não comparece para depor e entra com pedido de suspensão da investigação.

Queiroz era assessor do filho número 1 de Jair Bolsonaro, Jair Bolsonaro sabia que Queiroz fazia rolo, logo Jair Bolsonaro não sabia que o filho estava enrolado com Queiroz.

Queiroz tinha 1,2 milhão de reais em sua conta bancária, Queiroz precisou de um empréstimo de 40 mil reais, logo ele teve que depositar 24 mil na conta da primeira dama.

Queiroz vendia carros usados, carros usados costumam ter seu preço muito reduzido, logo Queiroz, o companheiro de pesca do Jair, enricou vendendo carros usados.

Queiroz habitava uma casa simples, Queiroz tem vários imóveis em seu nome, logo Queiroz é um homem desprendido das coisas materiais, um cristão.

A teoria da evolução das espécies é só uma teoria, o criacionismo é também só uma teoria, logo o criacionismo é verdade incontestável.

A evolução das espécies é uma teoria, teorias não são certezas, são teorias, logo é possível a existência de Silas Malafaia e Olavo de Carvalho como representantes da espécie.

Li na internet que a terra é plana, o astronauta ministro, que sobrevoou a terra, diz que ela é redonda, logo a terra só pode ser plana.

Deve-se fechar as escolas do MST porque são fabriquinhas de ditadores, a maior parte dos ditadores no Brasil foram militares, logo deve-se abrir escolas que tomem as escolas militares como padrão.

Sérgio Moro é um juiz apolítico, a condenação de Lula nada teve de política, logo Sérgio Moro teve de deixar de ser juiz para se tornar ministro do adversário de Lula.

Luiz Fux é contra o foro privilegiado, Flávio Bolsonaro é contra o foro privilegiado, logo Luiz Fux concedeu o foro privilegiado a Flávio Bolsonaro.

As mulheres da direita são lindas, as mulheres feministas são feias, logo Damaris Alves não é uma mulher de direita.

Os bolsominions adoram um mito, o mito é algo um pouco distinto da realidade, logo é difícil para os bolsominions encarar o mito caindo na real.

Mas que silogismos mais ilógicos. Essa é a nova era que se abriu no país. É melhor já ir se acostumando!

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Durval Muniz de Albuquerque Jr. é professor, historiador e escreve aos domingos