Após “zerar” fila de espera e ocupação de leitos baixar de 80%, Governo vai retomar reabertura do comércio no RN
Natal, RN 20 de abr 2024

Após "zerar" fila de espera e ocupação de leitos baixar de 80%, Governo vai retomar reabertura do comércio no RN

13 de julho de 2020
Após

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciou na manhã desta segunda-feira (13) que pretende retomar a abertura  da segunda fase das atividades econômicas do Estado. A decisão terá como base a redução das taxas de ocupação de leitos críticos (UTI e semi-intensiva), bem como, também, a taxa de transmissibilidade.

Serão contemplados, na segunda fração, estabelecimentos com serviços de alimentação de até 300m², estabelecimentos com até 600 m² e com “porta para a rua”, dos ramos de comércio de móveis, eletrodomésticos, lojas de departamento e magazines não localizados dentro de shopping centers ou centros comerciais, agências de turismo, comércio de calçados, comércio de brinquedos, artigos esportivos e de caça e pesca, de instrumentos musicais e acessórios, joalherias, artesanatos e comércio de cosméticos e perfumaria.

Na coletiva de imprensa, a governadora do Estado Fátima Bezerra ressaltou que o comitê cientifico local considera o atual cenário favorável para dar continuidade na retomada das atividades econômicas. Ela reforçou que é necessário o apoio das prefeituras e da população para que não haja retrocesso:

“É preciso a população fazer sua parte, usando máscaras, respeitando a medidas de isolamento e distanciamento social. E aqui o chamamento às prefeituras, que tem um papel fundamental nesse contexto, e que cabe a elas o cumprimento rigoroso tanto dos protocolos sanitários das atividades econômicas, bem como também das medidas restritivas ainda em curso", destacou Fátima Bezerra.

Leitos

A governadora aproveitou para informar a atuação do poder Executivo no estado durante o período de pandemia. Até o momento, foram abertos 281 leitos críticos e 229 leitos clínicos para pacientes com Covid-19. Ela reforçou que o Estado ainda deve abrir, até quarta-feira (13), leitos em Santo Antônio, João Câmara e Mossoró. E, após essa data, o Governo colocará em funcionamento novos leitos em Açu, Apodi e Currais Novos.

Com isso, Fátima Bezerra ressaltou a importância do cumprimento das medidas sanitárias determinadas, anteriormente, pelo comitê cientifico.

“Não adianta abrir leitos se não houver compromisso da população e das prefeituras. À população, usar máscaras e sair somente quando necessário. Não adianta o Estado junto com algumas prefeituras abrir leitos, se não houver avanço na sintonia”, explicou Fátima Bezerra.

Atualização dos números

O Governo do Estado contabiliza 39.598 casos confirmado, 52.274 suspeitos. O número de óbitos chegou a 1.399 casos, incluindo quatro mortes registradas nas últimas 24 horas.

O secretário-adjunto Petrônio Spinelli ressaltou que não estão contabilizados os testes SUAP (testes rápidos para COVID-19), por causa do tempo não ter sido hábil para contabilização. As novas informações podem ser acompanhadas por meio do boletim epidemiológico divulgado no site da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.